segunda-feira, março 09, 2009

Futsal - SCM Aljustrelense vs GDC Baronia

Num pavilhão praticamente cheio (maioritariamente massa adepta afecta ao GDC Baronia) disputou-se no passado sábado a final da Taça de Distrito em futsal organizada pela AF Beja e conquistada pela nossa equipa o GDC BARONIA.
Num jogo que oponha o vencedor do campeonato o GDC Baronia frente ao vice-campeão o SCM Aljustrelense, previa-se à partida uma final muito bem disputada e cheia de emoção. Assim foi.
Apesar de em termos técnicos a partida não ter sido muito atractiva, como referimos atrás, em termos tácticos e emotivos teve à altura das expectativas. Duas equipas com estratégias algo semelhantes, começou o GDC Baronia mais pressionante com as linhas bem subidas na quadra de jogo, perante um SCM Aljustrelense que visivelmente preparado para esta situação raramente se deixou levar nessa pressão. Por outro lado quando o GDC Baronia tinha a bola em seu poder, nos primeiros minutos de jogos, viu-se um Mineiro Aljustrelense também, apesar de amiúde, a pressionar os nossos jogadores tendo também adoptado um sistema misto de marcação ora homem-a-homem ora zonal, sistemas estes que a nossa equipa se custou durante algum tempo na primeira parte a adaptar-se a ele, tendo a equipa do SCM Aljustrelense nesta fase do encontro um ligeiro ascendente sobre o GDC Baronia.
O primeiro golo do jogo surge por volta do minuto cinco e para a equipa do SCM Aljustrelense, após uma desatenção defensiva e um ressalto de bola Bruno Bernardino acaba por introduzir a mesma na baliza da nossa equipa, fazendo assim o 1-0.
O GDC Baronia não acusou o golo e após algumas alterações efectuadas na nossa equipa começava-mos agora a ter a bola muito mais em nosso poder e consequentemente criando mais perigo junto da baliza adversária. O empate não tardou, e chegou através da marca de grande penalidade a castigar falta na área sobre João Alexandre que Jorge Santos converteu sem grandes dificuldades.
Reposta a igualdade, e em nosso entender a justiça no marcador, a nossa equipa pareceu aqui ter ganho um pouco mais de tranquilidade e consegue agora de uma forma mais objectiva dar seguimento à boa organização e posse de bola que vinha exercendo nesta fase do encontro tendo inclusive estado perto de marcar por duas ocasiões uma por Jorge Santos e outra por Daniel Gomes. Quanto à equipa do SCM Aljustrelense nesta fase limitava-se a defender o melhor que podia e a explorar o contra-ataque mas, neste período, sem grande sucesso.
Chegado o intervalo e sem mais alterações no marcador o treinador Miguel Carvalho pedia mais serenidade e concentração aos seus jogadores, pedindo por outro lado que mantivessem a mesma posse de bola evidenciada no final da primeira parte, explorando mais os espaços criados no lado contrário à movimentação da bola deixados em aberto pelo nosso pivot.
O início da segunda parte foi muito morno e mal disputado de parte a parte. Ambas as equipas sem quererem arriscar muito acabavam por falhar inúmeros passes estando o jogo muito atabalhoado neste período.
Ainda assim é a equipa do SCM Aljustrelense que primeiro “acordou” desta apatia generalizada e começa, à imagem do primeiro tempo, a dominar a partida e a criar algum perigo junto da baliza do GDC Baronia. Fruto deste despertar a equipa do Mineiro Aljustrelense marca. Filipe Severino através de um forte e colocado remate a cerca de 10 metros da baliza bate sem hipóteses o nosso guarda-redes Bruno Maldonado desfazendo assim e igualdade colocando o marcador em 2-1 a favor da sua equipa.
A nossa equipa passou então por um período de desnorte fazendo-se notar o golo sofrido, sem conseguir ter a bola de forma segura em seu poder falhando inúmeros passes que originavam alguns contra-ataques a favor da equipa do SCM Aljustrelense.
Por volta do minuto 11 da segunda parte e já numa fase em que o GDC Baronia começava a mostrar outra atitude vê o seu capitão Jorge Santos expulso na partida por acumulação de amarelos, numa decisão em nosso entender algum precipitada e forçada da equipa de arbitragem. Ainda assim a nossa equipa não jogou muito tempo em inferioridade numérica pois passado cerca de um minuto da expulsão do nosso jogador é a equipa do Mineiro Aljustrelense que se vê também reduzida em campo numa expulsão em que unicamente se justificava o cartão amarelo a equipa de arbitragem decide (em nosso entender numa clara tentativa de compensar o erro anteriormente cometido) expulsar e com vermelho directo Hugo Anjos.
Quem acaba por sofrer com estas decisões numa altura em que o GDC Baronia tinha mais posse de bola mas em que a equipa do SCM Aljustrelense ia controlando a partida e em vantangem no marcador, temos que ser justos, acaba por ser o SCM Aljustrelense que não tendo desde logo à partida um naipe de jogadores quer em experiência, quer em número, quer em qualidade igual aos do GDC Baronia, começa a cair em termos físicos e anímicos, ainda para mais quando vê a equipa do GDC Baronia após a entrada do seu quarto elemento de campo empatar a partida através de um auto-golo cometido por Gabriel Silva quando o jogo se encaminhava já para o fim.
Chegado o final da partida e com o resultado numa igualdade a duas bolas havia a necessidade de se jogar o prolongamento de 10 minutos.
Fui nesta fase que a maior experiência, qualidade e frescura física da nossa equipa veio ao de cima. Perante uma equipa do Mineiro Aljustrelense quase sem forças respondendo só através de iniciativas do seu capitão, o GDC Baronia desgastou ou máximo na primeira metade do prolongamento o adversário para depois na segunda metade “matar” a partida. Assim foi a nossa equipa acabou por materializar em golos a superioridade evidenciada e por duas vezes João Alexandre primeiro e Nuno Miguel depois colocaram o resultado final em 2-4 a favor do GDC Baronia.
Em apontamentos finais queremos desde logo destacar o excelente ambiente criado no pavilhão pelos nossos adeptos tendo sido esta vitória dedicada para inteiramente para eles. Depois em nosso entender a nossa equipa acaba por justificar a vitória não pelos acontecimentos ao longo dos 40m de jogo, pois ai o jogo foi muito repartido e equilibrado aceitando-se plenamente a igualdade registada no final, mas sim pela superioridade no prolongamento. Uma nota para a equipa do SCM Aljustrelense que foi um digno vencido, jogando de igual para igual perante a nossa equipa que tem mais argumentos que estes, demonstrando ter de facto um bom conjunto e que certamente continuando assim dará frutos num futuro bem próximo.
Quanto a nós objectivo cumprido. A tão ambicionada dobradinha aconteceu. Em três anos dois campeonatos distritais, uma taça de distrito, uma participação honrosa na terceira divisão nacional, um projecto consolidado e a ganhar formas para poder crescer num futuro próximo, num clube pequeno como o nosso pensamos que mais é muito difícil de atingir, estão assim de parabéns todos os sócios e simpatizantes, patrocinadores, directores, seccionistas, corpo técnico e jogadores.
Para o ano contamos com o apoio de todos para mais uma época que pretendemos recheada de grandes conquistas.
Fique com a ficha de jogo:


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: