segunda-feira, outubro 19, 2009

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs CS Marítimo

O GDC Baronia recebeu este sábado em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato nacional de futsal da série d o CS Marítimo, tendo perdido por 3-6.
Num jogo frente a uma equipa que estaria claramente ao alcance da nossa equipa, apesar da experiência que o conjunto insular trazia após uma excelente época de 2008/09 na terceira divisão, o resultado final parece contrariar este facto mas o jogo em si demonstra claramente que a nossa equipa poderia ter saído vencedora deste encontro.
Os minutos iniciais do jogo começou com ambas as equipas a estudarem-se mutuamente com um pequeno ascendente da equipa madeirense.
A equipa do GDC Baronia apresentou-se na quadra de jogo com as linhas um pouco mais subidas na quadra do que vem sendo habitual, na tentativa de recuperar a bola o mais rápido possível para rapidamente chegar ao golo.
Quanto ao Marítimo apresentava uma boa e rápida posse de bola nos momentos com bola para nos momentos sem a mesma fazer uma ligeira pressão alta nas linhas mais recuadas da nossa equipa.
O primeiro golo do jogo caiu para o lado do CS Marítimo através de Lino com um potente remate de longa distância acaba por bater sem hipóteses o guarda-redes Vítor Dias, que pouco depois saia lesionado da partida dando lugar a Bruno Maldonado.
Com a obtenção deste golo a equipa madeirense recua as suas linhas defensivas e em contra-ponto o GDC Baronia sobe um pouco mais as suas. Resultado desta, agora, maior pressão da nossa equipa as oportunidades de golo começam a surgir em maior número na baliza do CS Marítimo.
Como atrás referimos esta equipa madeirense mostrava-se completamente ao alcance da nossa equipa, só que, a segunda metade da primeira parte fica marcada por dois erros que em alta competição se paga caro.
O primeiro erro, tendo GDC Baronia a posse da bola e sem grande pressão da equipa do CS Marítimo, acontece na sequência de uma mau passe que origina um contra-ataque da equipa maritimista e que acaba com o auto-golo de Dário Pataquinho. O segundo erro, também com o GDC Baronia na posse da bola, surge de um mau passe do nosso guarda-redes que coloca a bola nos pés de Renato que sem oposição na baliza faz o 0-3 com que se chegou ao intervalo.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho, para alem de corrigir alguns aspectos de ordem táctica, pedia acima de tudo crer, determinação e ainda maior entrega dos nossos atletas.
A segunda parte começa com a nossa equipa a demonstrar que vinha disposta a alterar o rumo dos acontecimentos e que tinha argumentos para dar a volta ao resultado.
E em consequência disso e da maior pressão que os nossos atletas iam exercendo, o GDC Baronia reduz passados que estavam os primeiros 5m da segunda parte por intermédio de Jorge Santos.
Só que, a resposta foi pronta. Na sequência de um lançamento de linha lateral Bruno desfere um forte remate cruzado batendo Bruno Maldonado pela quarta vez.
Os atletas do GDC Baronia não baixaram os braços e foram à procura do golo. Certo é que a nossa equipa tinha agora alguma supremacia sobre o adversário mas a forma de finalizar os lances nunca era a mais correcta. Por sua vez o Marítimo explorava o contra-ataque quase sempre sem grande perigo.
Com o jogo já na sua parte final o GDC Baronia consegue reduzir. Num infeliz atraso de Silas para o seu guarda-redes e por desatenção deste a bola acaba por entrar na baliza insular ficando o Baronia agora a perder por 2-4.
O treinador Miguel Carvalho pede um desconto de tempo e coloca em campo o guarda-redes avanço, para tentar tirar partido dessa superioridade na tentativa de chegar ao golo. O que acontece. João Alexandre após assistência de Jorge Santos reduz para um só golo a diferença para o CS Marítimo, quando faltavam somente um minuto e dezassete segundos para o final da partida.
Mas quando tudo levava a crer que o Baronia ia igualar a partir e até chegar à vantagem, eis que mais dois erros acabam por deitar tudo a perder. Primeiro Nuno Miguel com um mau passe coloca a bola à mercê de Alexandre que sem ninguém na baliza dilata a vantagem para 3-5. Bola ao centro e novo erro da nossa equipa, agora era a vez de o guarda-redes colocar a bola num jogador do Marítimo, desta feita foi Renato, que sem oposição fixava o resultado final em 3-6.
Em resumo num jogo com alguns momentos de grande emoção, bons momentos de futsal e em grande parte do seu tempo equilibrado, o CS Marítimo acabou por aproveitar 4 erros de palmatória para obter outros tantos golos, num jogo em que não mostrou ser em nada superior à nossa equipa.
Esperamos que os erros deste jogo sirvam para que a nossa equipa reflicta sobre eles e melhorar alguns aspectos do jogo em que na sua globalidade esteve menos bem.
Fique com a ficha de jogo:


(clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

O Baroniense disse...

Exelente comentário ao jogo, tudo de bom e boa sorte para os próximos jogos.