segunda-feira, outubro 26, 2009

Futsal - Cronica do Sonâmbulos FC vs GDC Baronia

No passado sábado a nossa equipa de futsal deslocou-se à Luz de Tavira no Algarve para defrontar a equipa local os Sonâmbulos FC.
Num jogo muito equilibrado e emotivo a nossa equipa acabou por perder por 4-3.
Frente a uma equipa que nos últimos anos tem pautado a sua participação no nacional de futsal por uma regularidade muito boa tendo ficado sempre bem classificada, adivinhando-se por isso muitas dificuldades para a nossa equipa.
Logo à partida para Tavira uma contrariedade. O treinador Miguel Carvalho via-se privado de Nuno Miguel a contas com uma gripe ficando de fora da convocatória tendo sido chamado para o seu lugar Igor Pataquinho.
Avisados para as dificuldades que este jogo iria colocar, os nossos atletas entraram em campo muito concentrados e aguerridos na forma como disputavam cada lance, sendo, sensivelmente até aos 10 minutos de jogo, a partida controlada e dominada pela nossa equipa. A equipa dos Sonâmbulos nesta fase não conseguia colocar na quadra todo o seu futsal, errando inúmeros passes e dando espaço para algumas transições rápidas da nossa equipa.
Por volta do minuto sete a equipa dos Sonâmbulos marca. Contra a corrente do jogo João Mendonça, após excelente trabalho individual na posição de pivot, inaugura o marcador.
Como referimos atrás o domínio do GDC Baronia continuava, apesar do golo sofrido, sendo que aos pouco a equipa dos Sonâmbulos ia equilibrando a partida e começando a criar um pouco mais de perigo.
O GDC Baronia após o golo sofrido e com o subida da equipa dos Sonâmbulos optou por pressionar a equipa algarvia logo à saída sua área. Com isto a equipa dos Sonâmbulos teve algumas dificuldades em expor o seu futsal, mas ainda assim conseguiu marcar e aumentar a vantagem. Num contra-ataque rápido lançado pelo guarda-redes João Mendonça bisava na partida quando faltavam sensivelmente cinco minutos para o intervalo.
A nossa equipa não baixou os braços e continuou a pressionar a equipa da casa tirando como consequência disso alguns lances de perigo junto da baliza adversária.
Ainda antes do intervalo a nossa equipa reduz o marcador. Dário Pataquinho na sequência de um livre directo fazia o 2-1.
Nas cabines Miguel Carvalho pedia aos seus jogadores para manterem a atitude demonstrada e exigia um pouco mais de concentração na forma como se abordavam alguns dos lances quer na fase defensiva quer na fase ofensiva do jogo.
A segunda parte foi uma cópia da primeira.
O GDC Baronia controlava a partida e criava alguns lances de perigo junto da baliza dos Sonâmbulos, enquanto estes pressionados pelos nossos jogadores limitavam-se a colocar a bola no seu pivot na expectativa que este mais uma vez resolve-se sozinho o que a equipa colectivamente não ia conseguindo resolver.
Tirando partido de um mau passe na construção de jogo ofensivo da nossa equipa a equipa dos Sonâmbulos desfere mais um rápido contra-ataque finalizado por João Mendonça (autor de um hat-trick) colocando o marcador em 3-1.
Com este golo sofrido a nossa equipa abanou um pouco, pois o jogo estava a caminhar para a sua parte final e os nossos jogadores não conseguiam materializar em golos o domínio na partida. Quem aproveitou este ligeiro desnorte e quebra de concentração foi a equipa dos Sonâmbulos que através de um livre directo aproveita para fazer o 4-1 por intermédio de Mário Marques.
Faltando cerca de três minutos para o final do jogo a nossa equipa coloca o guarda-redes avançado em campo, acabando por tirar algum partido desta situação. A equipa dos Sonâmbulos pressionada pela nossa equipa atinge a sexta e a sétima falta originando dois livres de dez metros, ambos marcados por João Alexandre que só na segunda oportunidade conseguiu marcar e reduzir para 4-2 com um minuto e meio para o fim da partida.
Até ao final o GDC Baronia ainda marca mais uma vez por intermédio de Dário Pataquinho, após uma excelente combinação colectiva tirando partido do guarda-redes avançado, tendo o resultado final ficado em 4-3.
Em resumo num jogo equilibrado, dominado na sua maior parte pela nossa equipa, o resultado quanto a nós é injusto, sendo que castiga o mau aproveitamento de alguns lances de perigo que os nossos jogadores não conseguiram marcar.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: