segunda-feira, novembro 09, 2009

Futsal - Crónica do CB Viana do Alentejo vs GDC Baronia

No passado sábado a nossa equipa deslocou-se a Viana do Alentejo para defrontar a equipa local, a Casa do Benfica, em partida a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão série d, tendo perdido por 5-3.
Num jogo que tinha sobre ele uma atmosfera diferente, não só por se tratar de um derbi regional, mas também por vários elementos da nossa equipa terem passado pela equipa adversária e vice-versa. Sendo um jogo bem disputado, equilibrado e emotivo com ambas as equipas a respeitarem-se mutuamente acabou por ser mais feliz a equipa da casa no final do encontro.
A nossa equipa apresentou-se na quadra mais esclarecida quanto aos processos de jogo que tinha trabalhado ao longo da semana, com uma boa posse de bola e movimentações rápidas dos seus jogadores criou durante toda a primeira parte muitas dificuldades à Casa do Benfica no seu processo defensivo.
Quanto à Casa do Benfica, talvez acusando mais o facto de jogar perante o seu público e a carga emocional que o mesmo continha, sentiu algumas dificuldades em entrar na partida, errando vários passes nos primeiros minutos e entrando em demasia em “duelos” individuais com cada jogador a tentar resolver por si só o que o colectivo não estava a conseguir resolver.
As primeiras jogadas de perigo aconteceram perto da baliza da Casa do Benfica com o guarda-redes adversário a fazer algumas defesas de elevado nível. Com tudo isto não estranha que o primeiro golo do jogo surgisse a favor da nossa equipa. João Alexandre após assistência de Jorge Santos faz o 0-1 para o GDC Baronia.
Se a nossa equipa estava até ao golo mais solta e mais concentrada, após o mesmo, ficou ainda mais tranquila na partida, tendo a partir desse momento uma posse e circulação da bola mais consistente, finalizada em alguns lances de verdadeiro perigo junto da baliza adversária, tendo inclusive visto uma vez a barra e noutra vez o poste negar o golo aos nossos jogadores.
A equipa da Casa do Benfica já perto do final da primeira parte chega ao empate. Hugo Nunes através de um bom remate cruzado de longe bate sem hipótese Bruno Maldonado. Este golo serviu como o despertar da equipa da Casa do Benfica que nestes três minutos finais da primeira parte cresceu na partida e equilibrou-a de uma forma mais sustentada.
Ao intervalo o resultado era de uma igualdade a uma bola.
Nas cabines Miguel Carvalho alertava os jogadores para manterem a concentração e o rigor quer defensivo quer ofensivo.
Sem nada o justificar de facto, pois estavam disputados os primeiros dois minutos da segunda parte a Casa do Benfica coloca-se em vantagem, 2-1, num lance infeliz do nosso guarda-redes Vítor Dias e em contraponto num lance feliz para Hugo Nunes.
A partir daqui a nossa equipa pareceu ter acusado o golo e naquilo em que tinha sido mais forte na primeira parte não conseguia agora fazer da melhor forma, também diga-se em bom rigor devido ao melhor acerto posicional das linhas defensivas da equipa de Viana e na maior pressão sobre o portador da bola.
Com este crescer evidente nesta fase do jogo por parte da Casa do Benfica o perigo começa a rondar mais perto da nossa baliza, com isto os nossos jogadores desorganizaram-se em termos defensivos e tentam em termos ofensivos resolver sozinhos cada posse de bola que conquistavam. Estes acontecimentos levam a novo golo da Casa do Benfica. Desta feita é Ludovino num bom trabalho individual que aumenta a vantagem para 3-1.
A resposta ao golo da Casa do Benfica surgiu quase de imediato com Nuno Miguel na transformação de um livre a reduzir para 3-2.
O jogo entrava agora numa toada de ataque contra-ataque com ambos os jogadores de ambas as equipas a tentarem resolver mais com o coração do que com a cabeça. Só que é de novo a Casa do Benfica quem marca. Uma vez mais num lance cheio de felicidade, pois o golo obtido por David Sezões surge após uma confusão dentro da nossa área acabando a bola desviada por este, tabelar num jogador e enganar o nosso guarda-redes.
Com o resultado em 4-2, a Casa do Benfica baixava as linhas defensivas encurtando e bem os espaços para a sua baliza explorando agora os espaços dados pela nossa equipa nas sua defensiva, originados no balanceamento ofensivo que a equipa demonstrava nesta fase da partida. O GDC Baronia numa fase importante do encontro vê-se privado de Dário Pataquinho expulso da partida ficando durante 2 minutos com um homem a menos.
Quando faltava cerca de cinco minutos para o final do encontro Miguel Carvalho recorre ao guarda-redes avançado. A nossa equipa tira então partido dessa situação quando o regressado Diogo Rosado faz o terceiro golo da nossa equipa colocando o resultado em 4-3. Nesta fase a nossa equipa criou inúmeras ocasiões de golo, em que mais uma vez a sorte que não nos têm acompanhado nos momentos decisivos, não esteve presente de novo neste jogo.
Até ao final tempo ainda para mais um golo da equipa da Casa do Benfica numa jogada de contra-ataque finalizada por David Sezões sentenciando ai a partida, e tempo ainda para mais uma expulsão desta feita para a Casa do Benfica, Hugo Nunes foi expulso.
Em resumo vitória aceitável para a Casa do Benfica que soube aproveitar as ocasiões de golo que dispôs tendo ainda, em alguns momentos chave, a felicidade do seu lado e para a melhor segunda parte que efectuou. Por sua vez a nossa equipa que dominou e foi superior na primeira parte do encontro onde poderia inclusive ter resolvido o encontro, na segunda não conseguiu manter esse domínio e controlo, vendo mais uma vez o factor sorte voltar costas a esta equipa.
No próximo fim-de-semana disputa-se a 2ª eliminatória da Taça de Portugal na qual a nossa equipa já não se encontra a disputar. Sendo assim, o nosso clube irá deslocar-se à Costa de Caparica para em jogo antecipado da 12ª jornada do campeonato nacional de 3ª divisão defrontar o CR Piedense.



(clique na imagem para ampliar)

5 comentários:

Anónimo disse...

E foi isto mesmo que aconteceu. Baronia mais forte na primeira parte e Casa do Benfica mais concentrada na segunda. Factor sorte em lances identicos a favorecer a casa do benfica de viana.
Parabens ao Viana, e Força Baronia continuem a lutar a nossa hora vai chegar.

Anónimo disse...

Mais autogolos do baronia.
Varias bolas nos postes e trave da da baliza defendida pelo GR da c.b.v.a., a ressaltarem para fora, por duas vezes o pires depois de a bola embater com violencia nos seus postes, resaltou para dentro do campo e cai e fica sentado sobre a bola, pois quando ele se faz ao lance ja a bola tinha passado por ele no caminho da baliza, so que encotraram o poste.

A casa do benfica é mais feliz.
Os arbritros tb nao aplicaram a lei da vantagem correctamente. o Viana ja com 5 faltas cometidas e a cometer faltas nao assinaladas pelos arbitros, que davam a lei da vantagem ao baronia ao meio campo, ainda com opositores entre a baliza e o portador da bola, pelo menos por 3 vezes que o baronia era para ter ido para a 2 marca de grande panalidade (para quem nao sabe livres de 10 metros sem barreira), com o diogo a jogar e com seu remate forte e colocado, nao quer dizer que marca-se golo, mas poderia muito bem ter alterado a historia do jogo.

Melhor sorte para os procimos jogos.

Teem deliciado com boa pressao, boas trocas de bola, so os resultados nao aparecem.
Existem 2 hipoteses:
1ª - continuam a jogar bonito e comessam a marcar mais golos.
2ª - jogam como o viana maioritariamente em contra ataque finalizando com socesso, e sofrendo menos golos em contra ataque do adversario.

Felicidades. Bons jogos. Bons resultados.

Anónimo disse...

e que tal com menos erros a escrever?

Anónimo disse...

Esse comentário tão extenso só para dizer barbaridades? Por amor de Deus... Temos que ser realistas, o Baronia apresenta mais futsal mas nem sempre eficaz, os de viana jogam com os argumentos que tem, que é o um para um e tem tido resultados. O joga bonito é na Nike. O valor do Baronia como equipa ninguem o tira, mas a vitória bem conseguida pelos de Viana também não. A sorte procura-se, não cai do céu. Viana teve sorte no terceiro golo não é? E no segundo não é? Porque? Porque no segundo o Hugo rematou, teve sorte, mas rematou. No terceiro o David teve sorte porque o alivio do defensor embateu nele não teve? Mas pressionou... Com isto só quero dizer que é preciso acreditar e trabalhar porque senão a sorte nunca estará do nosso lado. Acho que o Viana acriditou sempre mesmo estando a perder e a jogar mal, e o Baronia em se apanhando a perder foi olhos no chão e erros atrás de erros. E não se desculpe com a arbitragem, ou está tudo esquecido do golo limpinho anulado a Viana ainda com o resultado a zero? Ou das faltas cravadas pelo João Alexandre? Umas foram bem marcadas outras mal, acho que nao foi por ai. Nao conseguimos marcar a jogar 1:30 5 contra 3. Tambem foi culpa do arbitro? Juizo... E saber perder é uma virtude.

Socio com cotas em dia disse...

Preocupados com erros de escrita!!!
Pensei que o responsavel pelo blog nao iria postar mais comentarios que nao fossem de intuito unica e exclusivamente sobre a modalidade e o club.

Mas tenho de dizer que embora tenha erros o sr anonimo das 11:42 PM, fala do jogo, e é directo. não deixa bocas no ar, fala de factos concretos. (Mas factos agora com o novo acordo ortografico ja n se escreve assim. lololol)

Se ate o futsal Portugal escrevia Barónia. e nunca ninguem os corrigiu. até eu ter enviado um email a dizer que se escrevia Baronia e que a letra O tem nesta palavra som de U, lendo-se "Barunia".