segunda-feira, novembro 16, 2009

Futsal - Crónica do CR Piedense vs GDC Baronia

A equipa de futsal do GDC Baronia deslocou-se no passado Sábado à Costa de Caparica para defrontar, em jogo antecipado da 12ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão série d, o CR Piedense. O resultado final foi favorável à nossa equipa (2-3 foi o resultado final), tendo constituído assim a primeira vitória e os primeiros pontos do campeonato para a nossa equipa.
Quando ao jogo colocava frente a frente duas equipas de valia diferente. De um lado o CR Piedense com jogadores muito experientes e de qualidade técnico-táctica na sua maioria acima da média, com passagens por divisões superiores o que à partida constituía um conjunto muito forte. Do outro lado a nossa que se apresentou na quadra com a mesma ambição e garra dos últimos jogos, ciente da valia do adversário que tinha pela frente mas crente que seria possível vence-lo.
O jogo não iniciou da melhor forma para a nossa equipa. Uma entrada um pouco desconcentrada na partida dos nossos jogadores aliada à qualidade técnica dos jogadores adversários rapidamente se mostrou fatal para nós. Luís Ramalho e Gonçalo Grácio materializaram em golos o ascendente nos primeiros dez minutos da primeira parte.
Ambos os golos obtidos foram originados em falhas individuais dos nossos jogadores que em zona proibitiva perderam a bola e colocaram o nosso guarda-redes Bruno Maldonado à mercê dos adversários.
A partir daqui o jogo toma contornos e caminhos totalmente diferentes.
O CR Piedense talvez convicto de que a partida estava controlada e ganha abrandou o ritmo, dando espaço para que os nossos jogadores começassem aos poucos a colocar em prática o seu futsal. Com o subir as linhas defensivas para junto da área adversária nos momentos sem bola, a nossa equipa começa a ganhar outro alento e confiança em virtude de o adversário dar mostras de se sentir pouco a vontade perante o pressing que a nossa equipa ia fazendo.
Nestes último 9, 8 minutos da primeira parte foram praticamente todos dominados pela nossa equipa, sendo que as ocasiões de golo e jogadas perigosas iam sucedendo umas atrás das outras. Do outro lado o CR Piedense sentia dificuldades em sair da pressão e não conseguia criar perigo junto da nossa baliza, recorrendo inúmeras vezes ao lançamento de bolas para o nosso meio campo defensivo.
Perto dos 17 minutos de jogo a nossa equipa marca. Jorge Santos com um passe picado coloca a bola em João Alexandre que de primeira defere um forte remate não dando hipóteses ao guarda-redes adversário reduzindo a vantagem para 2-1 num golo de belo efeito.
Até ao intervalo o resultado não se alterou.
Nos balneários Miguel Carvalho corrigia alguns aspectos nas marcações e alertava para algumas movimentações ofensivas do adversário, pedindo aos jogadores que acreditassem que era possível vencer este adversário.
Esta segunda parte foi praticamente toda ela controlada pela nossa equipa. Ora em pressing alto sobre o adversário obrigando-o a errar inúmeros passes nas transições ofensivas ora baixando as linhas, não lhe dando espaços para jogarem e obrigando a que criassem espaços nas costas para a nossa equipa explorar em rápidos contra-ataques.
Passados cerca de 5 minutos do início da segunda parte a nossa equipa iguala a partida. Hugo Cansado na sequência de uma reposição lateral rápida da bola, livre de marcação atira para o fundo da baliza do CR Piedense. A justiça no marcador estava reposta.
O Piedense dava então mostra de grande instabilidade errando muitos passes e dando origem aos tais contra-ataques rápidos e jogadas de perigo junto da sua área, não conseguindo nos momentos com bola criar ocasiões de perigo junto da nossa baliza, sendo mesmo Bruno Maldonado um mero espectador durante largos períodos de tempo.
O terceiro golo da nossa equipa surge a cerca de 5 minutos para o final. Uma recuperação da bola feita por Jorge Santos a meio campo, com origem num mau passe numa transição ofensiva da equipa do CR Piedense, faz com que este bate-se o desamparado guarda-redes da equipa da casa e coloca-se, quanto a nós, a justiça no marcador.
Até final a nossa equipa serrou fileiras ora colocando o “autocarro” em frente à nossa baliza ora pressionado alto os jogadores adversários, que mesmo recorrendo ao guarda-redes avançado nunca deram origem a grande perigo junto da nossa baliza, tendo sido o GDC Baronia, e como têm sido apanágio em todos os encontros efectuados até então, a demonstrar pontaria aos ferros das balizas adversárias, pois já perto do fim João Alexandre por duas vezes vê dois dos seus remates embaterem nos postes da baliza adversária.
Em resumo uma vitória justa da nossa equipa pela reacção obtida após os dois golos de desvantagem, e que vem premiar o trabalho realizado pelo grupo de trabalho desde a pré-época. Quanto ao CR Piedense demonstrou ser uma equipa recheada de boas individualidades mas que no colectivo, em situações desfavoráveis, se manifesta prejudicial para eles e benéfico para os seus adversários.
Para a semana o jogo da 6ª jornada frente ao 1º de Maio foi adiado para o próximo dia 24 de Janeiro de 2010. Sendo assim a nossa equipa volta a jogar no próximo dia 28 de Novembro em casa frente à Universidade do Algarve.
Fique com a ficha de jogo:


(clique na imagem para ampliar)

5 comentários:

Anónimo disse...

4 ex montemor

Anónimo disse...

"Para a semana o jogo da 6ª jornada frente ao 1º de Maio foi adiado para o próximo dia 24 de Janeiro de 2007" deveriam querer dizer, 2010.... mas atençaõ que no mapa de alterações da FPF, não conta esse jogo...

Anónimo disse...

Em qual mapa foi ver isso??? Vá ver melhor pois a alteração ao jogo encontra-se lá... Enfim.. Grandes comentários. Parabens Baronia pela Vitória

O Baroniense disse...

Pela crónica, deve ter sido um exelente jogo, parabéns a todos, jogadores, equipa técnica e dirigentes. Deixem as bocas sujas e parvas daqueles que nunca nada fizeram e só sabem criticar. Um bem haja e força pessoal.

Anónimo disse...

Venho kom todo o gosto ver o vosso blog, no entanto e komo adepto do Piedense penso que apos o 2-0 o piedense descomprimiu é verdade, mas mesmo assim e na 2ª parte todas as melhores oportunidades foram do Piedense, pois o Baronia faz 2 golos de desatenções e as bolas no poste são em sitauções com o keeper avançado.Porque com 2-2 o Piedense tem sem exageros 4 ou 5 grandes oportunidades para matar o jogo, apesar deles saberem e konseguirem fazer melhor, não o conseguiram. Temos de ser justos, que quem marca mais golos merece sempre ganhar, mas pelo menos o empate seria ainda assim o resultado mais proximo do que se passou.Mesmo assim Parabens pela vitória