segunda-feira, dezembro 07, 2009

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs Leões de Porto Salvo

O GDC Baronia recebeu no sábado o actual 2º classificado do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão série d os Leões de Porto Salvo tendo perdido por 1-3, num jogo muito equilibrado e com resultado incerto até ao fim.
Os nossos atletas entraram em campo muito concentrados nas tarefas defensivas fechando na perfeição os caminhos para a sua baliza. Quanto ao adversário entrou com uma postura mais ofensiva mas rapidamente observaram que não iria ser fácil bater a bem organizada defensiva do GDC Baronia.
Em termos ofensivos a nossa equipa nos primeiros minutos sentia alguma dificuldade em se organizar tal era a preocupação bem patente nos nossos atletas em não errar e com isso por em causa a nossa equipa, tendo adoptado como estratégia entregar o controlo da bola ao adversário que com o passar dos minutos a ia trocando cada vez mais longe da nossa área sem que essa mesma posse origina-se qualquer sinal de perigo.
É com a rotação, normal, feita por ambos os treinadores dos seus jogadores que o jogo começa a abrir com ambas as equipas a começarem a esboçar jogadas de maior perigo.
Por outro lado a nossa equipa depois de passar os primeiros minutos começa a ganhar outra confiança, libertada a normal ansiedade inicial, começa também a ter alguma posse de bola obrigando o adversário a recuar um pouco. Os Leões de Porto Salvo por seu turno, com um naipe de jogadores físicos e tecnicamente bem dotados conseguia abordar os lances em especial os ofensivos de uma forma mais trabalhada, mas isso raramente nos primeiros 20 minutos significou perigo para a equipa do GDC Baronia.
Na contabilização das ocasiões de verdadeiro frisson contamos duas para o GDC Baronia uma por Diogo outra por Igor e duas para o Leões de Porto Salvo, sendo uma um livre de 10m que Bruno Maldonado defendeu sem problemas.
Chegado o intervalo o resultado aceitava-se pois nenhuma das equipas tinha exercido uma superioridade sobre a outra que justifica-se a vantagem para um dos lados.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho pedia concentração à equipa, cuidado na forma da abordagem dos lances por causa das faltas, alertando por outro lado para algumas movimentações ofensivas do adversário.
Esta segunda parte foi muito parecida à primeira, na forma como as equipas abordaram o jogo, só que, nesta segunda parte apareceram ouros motivos de interesse, os golos.
Sem nada o fazer prever em termos práticos a equipa dos Leões de Porto Salvo adianta-se no marcador aos 24m por intermédio de Bruno Mendes.
Nos instantes a seguir ao golo a nossa equipa fez transparecer que este novo dado na partida tinha deixado moça nos nossos atletas, pois a equipa deu mostras de alguns individualismos e desacerto nas suas movimentações ofensivas.
Quando a equipa estava novamente a crescer e a dar mostras de poder empatar o encontro eis que aparece novo golo do Leões de Porto Salvo e de novo por intermédio de Bruno Mendes.
Desta feita o golo dos forasteiros teve o condão de acordar a nossa equipa que subiu as suas linhas quando não tinha a bola conquistando-a rapidamente criando assim algumas boas ocasiões de perigo junto da baliza adversária.
Com o decorrer do jogo e com a nossa equipa nesta fase em cima do adversário as faltas iam se acumulando quer para um lado quer para o outro tendo atingido ambas as equipas as cinco faltas e posteriormente a nossa equipa a sexta e os Leões de Porto Salvo a 6ª, 7ª e 8ª falta que originaram três livres de 10m que o guarda-redes adversário defendeu com mestria, tendo por seu turno a equipa de Porto Salvo desperdiçado também a seu livre de 10m.
É já com a nossa equipa a jogar com o guarda-redes avançado e com a equipa dos Leões de Porto Salvo bem recuada na quadra que a nossa equipa consegue reduzir ao minuto trinta e seis na marcação de um canto de Diogo Rosado aproveita uma bola perdida para deferir um forte remate e bater o guarda-redes adversário.
O jogo estava então relançado e por aquilo que a nossa equipa tinha produzido ao longo do jogo o resultado era totalmente injusto. Mas no desporto de competição não há lugar nem para justiças ou injustiças ou vitórias morais, a frieza dos números supera este tipo de sentimentos. Justificando isto sem nada o prever e contra a corrente do jogo o Leões de Porto Salvo aproveita o facto de jogarmos com o guarda-redes avançado para aumentar o resultado para 1-3, Isma aproveita uma bola perdida na sequência de um canto e atira para a baliza deserta da nossa equipa, fechando assim o marcador.
Em resumo o Leões de Porto Salvo na quadra em nada justificou a sua superioridade ao GDC Baronia, é um facto que possui algumas boas individualidades mas neste jogo não mostraram ser de facto superiores, tendo saído vencedores após terem aproveitado as poucas oportunidades que tiveram.
Quanto à nossa equipa provou que tem estofo para se bater de igual para igual com todos os adversários, chegando mesmo em alguns momentos a ser superior a eles como ficou bem patente neste jogo, mas como diz o ditado no aproveitar é que está o ganho e o Leões de Porto Salvo aproveitou aquilo que o GDC Baronia não foi capaz.
Para o próximo sábado temos mais uma deslocação difícil à Amadora para defrontar o UP da Venda Nova.
Fique com a ficha de jogo:


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: