segunda-feira, dezembro 21, 2009

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs Os Torpedos

O GDC Baronia recebeu no sábado a forte formação lisboeta dos Torpedos em jogo a contar para a 11ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão em que a nossa equipa perdeu por 2-6.
O GDC Baronia preparou-se para este embate sabendo que iria estar perante uma equipa à imagem do último adversário (UP Venda Nova) pois ambas as equipas têm na sua boa posse e circulação de bola a sua maior arma.
Com as linhas recuadas nos momentos defensivos tentando pressionar o portador da bola obrigando-o ao erro, a nossa equipa iniciou o jogo sem grandes sobressaltos em termos defensivos. Por outro lado em termos ofensivos a nossa equipa sentia algumas dificuldades em fazer entrar a bola nas linhas mais recuadas do adversário e poder ai criar perigo.
Os Torpedos com uma defesa muito bem organizada e sem dar grandes espaços procurava claramente o erro da nossa equipa para ai contra-atacar.
Foi num erro da nossa equipa originada num mau passe que a equipa dos Torpedos aproveita para inaugurar o marcador através de Titi a finalizar um rápido contra-ataque por volta do minuto sete.
A nossa equipa a perder, e sem conseguir criar perigo começa a dar alguns sinais de desorganização defensiva e incapacidade ofensiva para ultrapassar a equipa adversária. Perante tal cenário não estranha que a nossa equipa tenha sofrido novo golo e de novo por Titi e novamente originado numa perda de bola numa transição ofensiva.
A perder por 0-2 e a meio da primeira começava-se a desenhar uma tarde muito dolorosa para os comandados por Miguel Carvalho. A equipa dos Torpedos por seu turno, sem nunca acelerar muito a partida quando faziam a circulação da bola, o que é certo é que também não conseguiam dessa circulação originar lances de grande perigo, conseguindo somente retirar a bola à nossa equipa e fazer os nossos atletas correr atrás dela e ai desgastarem-se mais.
Mas contudo isto os Torpedos eleva a contagem para 0-3 quando faltava cerca de quatro minutos para terminar a primeira parte, Pedro Barata, finaliza ao segundo poste uma jogada de contra-ataque da sua equipa.
Sem alteração de resultado até ao intervalo Miguel Carvalho nos balneários para lá de falar de algumas movimentações defensivas e ofensivas a melhorar na nossa equipa, pede maior crer e entrega aos seus jogadores.
Corridos os primeiros quatro minutos da segunda parte a nossa equipa fica em inferioridade numérica com a expulsão do nosso guarda-redes. Esta situação de jogo provoca grande desgaste nos nossos jogadores pois durante os dois minutos tentaram fazer com que a os Torpedos não marcassem, o que foi quase conseguido quando já perto do final do tempo em inferioridade numérica André Amarante marca o 0-4.
Ainda a nossa equipa se recomponha do esforço de estar em inferioridade numérica e via os Torpedos marcarem o quinto golo por Filipe Ramos poucos segundos após o quarto tento.
Se o 0-4 parecia ter sentenciado a partida o 0-5 arrumou qualquer esperança da nossa equipa em poder fazer algo positivo neste encontro, se bem que faltavam ainda cerca de catorze minutos para acabar o encontro.
Ainda assim e beneficiando da menor concentração da equipa adversária que dava agora mais alguns espaços, e de uma tentativa de melhorar um pouco a imagem deixada até então a nossa equipa sem nada já a perder começa a pressionar alto obrigando o adversário a errar mais passes e como consequência disso a ter menos bola para organizar os ataques da melhor forma.
A nossa equipa vê um pouco do esforço recompensado com a obtenção de dois golos obtidos por Jorge Santos. O primeiro a finalizar uma jogada de contra-ataque após uma tabela e assistência de Nelson Deodato, e o segundo aproveitar uma falha do guarda-redes adversário.
Entre estes dois golos os Torpedos ainda marcaram mais um golo através de Bruno Gonçalves, tendo o resultado final ficado em 2-6.
Em resumo a nossa equipa fez um jogo pobre no seguimento da má imagem que tinha deixado na Venda Nova. Agora vem ai a paragem de natal e jogos das selecções nacionais, esperando nós que sirva para inverter esta tendência negativa da nossa equipa, sendo que o GDC Baronia só já irá competir em 2010 no dia 16 de Janeiro com a recepção à equipa do Praiense dos Açores.
Fique com a ficha de jogo:


(clique na imagem para ampliar)

4 comentários:

Oportuno disse...

Boa tarde a todos.
Depois de pensar que a equipa tinha encarrilhado finalmente, fiquei muito desiludido neste fim de semana. Não vou falar do jogo e nem sequer costumo falar nem comentar nada aqui no blog, mas neste fim de semana fiquei um pouco desiludido como referi anteriormente. Vi uma equipa desunida, desorganizada, desmotivada e com muito falta de companheirismo. Não foi isto que a equipa nos habituou. O nosso capitão jogou sem alegria, parecia muito desmotivado e algo triste, o qual não é repto do mesmo. É muito importante que o nosso capitão seja o primeiro a empolgar a equipa e mostrar que acima de tudo se deve jogar com alegria como é o seu timbre. Para além disto penso que existiu muita discussão e assim não se vai longe. Nao julgando o papel do treinador, até porque de treino não percebo nada, penso que deveria ter um papel mais activo e de maior liderança. Pouco emotivo, desmotivado e assitir a tudo sem agir. O comportamento do João A. jamais pode acontecer. Espero que esta pausa seja benéfica e que venham para o novo ano cheio de energia, e com o timbre a que a equipa nos habituou.
Humilde, companheira, alegre, esforçada, unidã e organizada.

Votos de um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.

Saudações Desportivas e ainda vamos a tempo de mudar.

Alves Cruz disse...

Boas,
Esta equipa mostrou-nos tudo o que temos de ser, organizados, unidos e com espirito de sacrificio... acho que deviamos aprender com estes de lisboa que nos deram uma boa lição e ao contrário do que aqui é descrito a posse de bola não era a arma deles, mas sim a garra que deixavam em cada jogada aquele n.º9 é um belo jogador e ganhou todas as bolas porque tinha atitude e nós ficavamos a olhar, é triste ver a equipa assim!

Aquilo que o João fez devia ser castigado na certa e ficar a pensar em casa umas semanas... já para não falar que o Vitor devia ter ido para a rua na 1ª parte e não contente com isso ainda foi provocar o arbitro

cumprimentos e pensem nisto

Anónimo disse...

Vinha por este meio deixar uma sujestão, porque não deixamos aqui as nossas opiniões em relação a este primeira parte da época, nomeadamente as atletas que mais se tem destacado e os que pelo contrario se tem mostrado menos bem.
É apenas uma sujestão.

A todos um bom natal.

Anónimo disse...

Bem antes de mais deixo aqui uma msg para a bela equipa dos Torpedos.. sem duvida das melhores no nosso campeonato... Tacticamente muito forte, mentalmente bem e acima de tudo com uma intensidade de jogo bem forte... o que resultou nesta diferença de golos!
Gostei muito do jogadores Nº7 e 9!
Falando da nossa equipa espero que tenham aproveitado este jogo para crescer como equipa.. pois ainda falta muita coisa!!!