quarta-feira, dezembro 02, 2009

Futsal - Crónica do Independentes de Sines vs GDC Baronia

A equipa de futsal do GDC Baronia deslocou-se ontem, dia feriado, a Sines para defrontar o Independentes em jogo a contar apara a 8ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão série d tendo a nossa equipa sido derrotada por 3-1.
Foi um jogo com pouca história até ao minuto 34, altura em que o rumo do jogo mudou.
Numa partida em que a nossa equipa sabia à partida ser muito complicada pois estava perante do 1º classificado, recheada de jogadores de qualidade acima da média para a divisão que disputamos, o que tornava o conjunto muito forte e equilibrado. Juntando a estes factores estava ainda o facto de a nossa equipa ter jogado no sábado e o tempo de recuperação dos jogadores ter sido menor. Mas ainda assim a nossa equipa como é seu timbre não virou a cara a luta e entrou de forma aguerrida e organizada na quadra.
O Independentes colocou na quadra uma equipa muito rápida com trocas constantes de jogadores e uma circulação da bola muito criteriosa afim de baralhar a defensiva do GDC Baronia. Só que a nossa equipa ora em pressing alto ora baixando as linhas raramente consentia que a bola entrasse jogável junto da nossa área o que ditou que a equipa do Independentes não tivesse criado muitas oportunidades de golo durante a primeira parte. Ainda assim é a nossa equipa que de contra-ataque esteve muito perto de marcar por uma vez e de bola parada tivesse também criado perigo por mais uma ou outra ocasião.
Ao intervalo o resultado aceitava-se apesar do maior controlo da posse da bola por parte do Independentes, este controlo nunca se efectivou num domino muito grande do jogo, uma vez que a nossa equipa soube defender sem grande problema as investidas do adversário e contra-atacar quando teve hipóteses para isso tendo também a espaços uma boa posse de bola.
Nas cabines Miguel Carvalho pedia para os jogadores manterem a concentração e alertou para algumas movimentações do adversário, por outro lado pedia para quando os nossos jogadores tivessem a posse de bola a circularem com maior clareza.
Os minutos iniciais da segunda parte foram a continuação da primeira com o Independentes com maior posse da bola e o GDC Baronia a controlar e a manter o adversário longe da sua baliza.
O que é certo e justo de salientar é que com o passar dos minutos a equipa do Independentes começou a criar mais perigo e as oportunidades de golo começaram a suceder umas atrás das outras. Quanto ao GDC Baronia se em termos defensivos conseguia ir resolvendo com maior ou menor dificuldade as situações com que se deparava em termos ofensivos era quase uma nulidade fazendo sentir-se nos jogadores o desgaste provocado pelo jogo de sábado e pelo ritmo elevado com que se disputava esta partida.
Como referimos atrás a partir do minuto 34 o jogo mudou. Numa falta, no entender do árbitro, na ala perto do meio campo sem colocar em perigo quer o adversário e sem cortar qualquer jogada de golo iminente, entenderam, depois de ser pedido por um jogador do Independentes e alguns (largos) segundos depois de ter assinalado a suposta falta mostrar o segundo cartão amarelo ao nosso capitão Jorge Santos dando-lhe ordem de expulsão perante o ar incrédulo de todos inclusive de alguns jogadores do Independentes.
Ora este facto colocou a nossa equipa a jogar em inferioridade numérica, mas a forma guerreira com que os nossos jogadores se entregaram ao jogo foi tal que mesmo assim a equipa do Sines teve dificuldades em desorganizar a nossa defensiva. Até que na tentativa de cortar um remate Nuno Rosário vê a bola embater no seu braço impedindo assim involuntariamente que a bola fosse para a baliza, ora como consequência disso o atleta foi expulso, e deu origem a um penalti que Mauro Pacheco executou com eficácia inaugurando o marcador faltando apenas cerca de 5m para o final da partida.
Porque tinham sido expulsos dois atletas a nossa equipa ficou ainda durante mais alguns minutos a jogar em inferioridade numérica, até que João após uma movimentação colectiva aparece sozinho no segundo poste fazendo o 2-0.
A nossa equipa sentindo-se injustiçada pela forma como tinha sido expulso o seu capitão e as consequências que dai resultaram, como que com um grito de raiva lançou-se para cima do adversário tendo sido premiada pela obtenção de um golo. Após trabalho individual de João Alexandre este assiste ao segundo poste Nuno Miguel que com um toque subtil reduz a vantagem do Independentes de Sines para 2-1.
Com menos de 1 minuto para jogar o Independentes ainda consegue marcar por mais uma vez (João foi o autor do golo) fazendo o 3-1 num lance quanto a nós precedido de falta que acaba de resultar em mais uma expulsão desta feita foi Vítor Dias que se encontrava no banco e que no entender do árbitro se excedeu nos protestos.
Em resumo o Independentes acaba por ser um justo vencedor pelo que produziu especialmente na segunda parte. Quanto à nossa equipa bateu-se de igual para igual até que nos deixaram, pois se com cinco atletas em campo era à partida complicado com quatro e depois com três atletas em campo era ainda mais complicado sendo que este facto foi a machada final nas aspirações da nossa equipa em sair de Sines com um resultado positivo, que com o passar dos minutos ia ganhando força.
No próximo sábado a nossa equipa recebe mais um candidato à subida de divisão, o actual segundo classificado os Leões de Porto Salvo, num jogo que será muito complicado para os pupilos de Miguel Carvalho.
Fique com a ficha de jogo:



(clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

Adepto de Sines disse...

Só gostava de deixar aqui mais um facto do jogo e que depois de ler a crónica axo que também deveria ser referido, sem querer tirar o mérito ao trabalho da equipa (e que grande trabalho esta desenvolvido nesta equipa) gostava de destacar o Guarda Redes desta equipa pois esteve sempre ao nível dos acontecimentos e só foi batido porque não dava para defender, e excelente a forma como se coloca no jogo e como tenta sempre que todos estejam motivados e atentos.
Dos que vi jogar foi um dos melhores e dos mais dificeis de bater.
Bom resto de campeonato e jogando como jogaram de certeza que não vão terminar onde se encontram porque quem vê a tabela pensa uma coisa mas o jogo e completamente diferente.