segunda-feira, janeiro 25, 2010

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs 1º de Maio

O GDC Baronia recebeu ontem a equipa do 1º de Maio da Madeira em jogo em atraso da 6ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão série d, em que a nossa equipa venceu por 8-4.
Este jogo tinha à partida carácter fundamental para a nossa equipa uma vez que a derrota neste jogo atirava a nossa equipa para uma situação muito difícil na tabela classificativa.
Avisados para os pontos fortes do adversário, o qual tinha um estilo de jogo muito assente no erro do adversário e que aproveitava da melhor forma todos esses erros, a nossa equipa entrou em contraponto com esse aviso deixado durante a semana de trabalho que antecedeu o encontro. Os nossos jogadores entraram muito apáticos, desconcentrados e sem ritmo, tendo sido castigados por essa apatia logo no primeiro minuto de jogo quando na sequência de um lance de bola parada Luís Miguel inaugura o marcador para os insulares.
A nossa equipa pareceu acusar o golo e se não basta-se a apatia e desconcentração inicial juntava-se agora a desorganização táctica com cada jogador a querer resolver sozinho o que deviam procurar resolver pelo colectivo. Mas apesar desta apatia generalizada e do golo sofrido a nossa equipa chega 5 minutos depois ao empate num bom lance individual de João Alexandre que ontem teve uma tarde muito inspirada tendo inclusive sido autor de um duplo hat-trick.
O golo obtido deveria ter funcionado como mola impulsionadora para a mudança de atitude dos nossos jogadores, mas não, a nossa equipa continuava a praticar um futsal sem nexo e algo individualista.
Quanto à equipa do 1º de Maio não mostrava ser um adversário dos melhores que pela nossa casa tinha passado, mas sim mostrava ser um adversário perfeitamente ao alcance da nossa equipa, mas que se não fosse respeitado e se a nossa equipa não mostrasse mais do que aquilo que até ali tinha feito seguramente não iria levar de vencido este opositor.
Para sublinhar tudo isto que referimos, é bem o exemplo do segundo golo obtido pelo 1º de Maio a aproveitar mais uma falha da nossa equipa para se colocar de novo em vantagem com um golo de Castro. Mais uma vez a resposta foi pronta mas algo atabalhoada. Novamente com um futsal nem sempre muito bem jogado a nossa equipa aproveitou uma desconcentração da equipa madeirense para obter a igualdade de novo por João Alexandre.
Só que a história voltou a repetir-se. Novo erro em zona proibida e novo golo do 1º de Maio, Castro novamente a aproveitar a oferta da nossa equipa.
O GDC Baronia respondeu com novo golo já perto do intervalo. Na sequência de um canto Jorge Santos empata a partida a três bolas.
Com a chegada do intervalo e com o resultado numa igualdade, face aos acontecimentos da primeira parte, Miguel Carvalho deu um “puxão de orelhas” aos seus jogadores como forma de os espicaçar para uma segunda parte totalmente diferente da primeira.
O que é certo é que o descanso fez bem aos nossos jogadores pois entraram com uma outra postura para esta segunda parte. Com um futsal mais organizado, com uma melhor concentração e atitude a nossa equipa marcou logo aos 5 minutos da segunda parte por João Alexandre.
A equipa do 1º de Maio, fazia aquilo que tinha feito até ali procurava ora em bolas directas, ora procurando um erro da nossa equipa, ora com uma ou outra movimentação trabalhada chegar com perigo junto da baliza de Bruno Maldonado. E acaba por ser bem sucedida. Luís Miguel através de uma transição rápida após mais um erro da nossa equipa acaba por empatar o encontro a quatro bolas.
Faltava então 10 minutos para o final e a partir daqui a nossa equipa partiu para um final de encontro triunfante.
É certo que o futsal em termos colectivos nos momentos com bola nunca foram bem gizados mas apareceram as individualidades a decidir, João Alexandre por três vezes e Diogo Rosado numa outra colocaram o resultado em 8-4.
A equipa do 1º de Maio ainda arriscou o 5 para 4 mas não obteve sucesso, face à grande concentração demonstrada nesta fase importante do jogo pela nossa equipa.
Em resumo um jogo não muito bem disputado em especial por parte da nossa equipa que acabou por vencer em grande parte porque as suas individualidades apareceram nos momentos chaves a decidir. Quanto à equipa madeirense demonstrou ser um adversário bem complicado com um espírito muito combativo.
Para a semana é a vez da nossa equipa visitar o arquipélago da Madeira com dois jogos agendados, um para sábado com o CS Marítimo e outro para domingo frente ao 1º de Maio.



(clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bora la baronia, tao a jogar bem e a ganhar terreino. Força GDC Baronia. Parabens a equipa tecnica e as jogadores.