segunda-feira, janeiro 18, 2010

Futsal - Crónicas dos jogos GDC Baronia vs U. Praiense e GDC Baronia vs Operário

O GDC Baronia teve durante o passado fim-de-semana uma espécie de “mini maratona de futsal” que englobou dois jogos (em menos de 20h!!), a contar para 13ª e 14ª jornada do campeonato nacional de futsal da 3ª divisão, ambos frente a equipas açorianas com graus de dificuldade diferentes, mas ambos muito importantes para o futuro a curto e médio prazo da nossa equipa. O saldo desta jornada dupla foi muito positivo uma vez que a nossa equipa venceu a partida frente ao União Praiense por 4-3 no sábado para no domingo empatar a 5 bolas frente ao candidato à subida de divisão o Operário.
Mas vamos por partes.
  • GDC Baronia vs União Praiense
No sábado a nossa equipa sabia que tinha pela frente um adversário que estaria ao seu alcance, com mais um ponto na tabela classificativa que o GDC Baronia mas com mais jogos disputados, o que classificava o jogo à partida como de muito importante para a equipa da Baronia. Com pouco conhecimento do adversário em termos técnico-táctico o treinador Miguel Carvalho preparou a sua equipa para aquilo que à partida poderia esperar até em virtude dos resultados obtidos pelos açorianos, ou seja, uma equipa combativa do primeiro ao último minuto.
O início da partida correu da melhor forma para a nossa equipa, logo aos 2m já Jorge Santos a passe de Nuno Miguel inaugurava o marcador. A vencer desde bem cedo a nossa equipa ganhou alguma tranquilidade para encarar os minutos iniciais da partida sempre muito importantes em qualquer jogo. Na realidade a nossa equipa nesta fase poderia ter dilatado a vantagem pois teve duas ou três ocasiões para o fazer, mas a tarde inspirada do guardião açoriano ia evitando o dilatar do marcador.
A equipa açoriana mostrava-se uma equipa sem grandes argumentos em termos técnicos e tácticos e durante a primeira parte não criou qualquer perigo junto da baliza do GDC Baronia. Por outro lado os açorianos adoptaram como estratégia, sensivelmente por volta do meio da primeira parte, uma estratégia pressionante, pressionando alto o portador da bola com uma marcação homem-a-homem o que por largos minutos de jogo tornou o mesmo muito rápido e nem sempre muito bem jogado.
Ao intervalo o resultado era de 1-0 para o GDC Baronia, mas diga-se em bom da verdade que o mesmo era lisonjeiro para os açorianos tal o inúmero de bolas de golo tiradas pelo seu guarda-redes.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho alertava os seus jogadores para não se iludirem com a menor qualidade demonstrada pelo adversário, uma vez que os seus jogadores deixavam tudo em campo e lutavam por cada lance como se do último se tratasse.
O inicio de segunda parte foi algo morno com o resultado na vantagem mínima nem uma nem outra equipa parecia querer arriscar muito e errar dando assim possibilidade ao adversário de poder criar perigo junto da sua baliza.
Após mais um punhado de boas defesas do seu guarda-redes, a equipa do União Praiense chega à igualdade beneficiando de uma infelicidade de Nuno Rosário que acaba por introduzir a bola na sua baliza.
Faltando ainda cerca de 15m para o final da partida a nossa equipa atirou-se para cima do adversário, ora pressionando alto ora baixando as linhas para tentar em contra-ataque criar perigo o que é certo é que ambas as opções resultavam, mas como referimos atrás, o guarda-redes açoriano e algum desacerto na finalização dos nossos jogadores iam adiando o que aos 10m desta segunda parte Jorge Santos conseguiu obter. Após boa combinação com o nosso pivot, João Alexandre, Jorge Santos coloca a nossa equipa a vencer por 2-1. Passado somente um minuto após o 2-1 já João Alexandre fazia o 3-1 finalizando um contra-ataque por si conduzido.
A ganhar por 3-1 a nossa equipa baixou as linhas procurando assim fechar os caminhos para a nossa baliza. Mas fazendo jus às palavras de Miguel Carvalho nos balneários ao alertar para a combatividade desta equipa, o União Praiense em 4m, entre o minuto trinta e três e o minuto trinta e sete precisamente, empata a partida com golos de Roberto e Toni.
A nossa equipa não baixou os braços e empurrada mais uma vez pelo seu público foi à procura do golo da vitória e assim colocar justiça no marcador uma vez que o jogo foi controlado e dominado pela nossa equipa pecando somente na finalização. A 2m do fim Jorge Santos, mais uma vez a passe de João Alexandre, finaliza uma bonita jogada de ataque rápido colocando assim a sua equipa na frente do marcador por 4-3.
Até final o resultado não se alterou tendo a nossa equipa vencido este “duelo”. A diferença no marcador não traduz a superioridade em campo da nossa equipa que foi sem dúvida superior ao adversário.
Fique com a ficha de jogo.


(clique na imagem para ampliar)

  • GDC Baronia vs Clube Operário Desportivo
Após a vitória do dia anterior, a nossa equipa procurava agora neste domingo bem pela hora do almoço contrariar o favoritismo deste adversário que é um dos candidatos assumidos à subida de divisão e que conta nas suas fileiras com jogadores muito experientes e quase todos semi-profissionais.
Mas no desporto como em tudo na vida para se mostrar que se é melhor que o outro não basta ser à que parecer e provar que de facto se é melhor, e esta equipa do Operário provou que é melhor em termos de qualidade individual mas neste jogo colectivamente não provou ser melhor que a nossa equipa pois a raça, o crer e a concentração dos nossos jogadores ofuscaram as individualidades e em consequência disso o colectivo açoriano.
Após um jogo exigente em termos físicos na véspera temia-se que a nossa equipa fisicamente não suporta-se o ritmo do jogo, mas uma excelente recuperação física feita pelo nosso massagista Joel Santos aliada à boa preparação física dos nossos jogadores nesta altura da época fizeram com que o jogo não se tornasse penoso.
Como era espectável a equipa do Operário dominou o jogo em termos de posse de bola tentando com uma rápida troca de bola e movimentação dos seus jogadores baralhar a defensiva do GDC Baronia que raramente foi nesse engodo lançado pelos jogadores adversários. Com o passar dos minutos sem sofrer golos e sem que consentisse que a equipa adversária cria-se perigo junto da baliza de Bruno Maldonado os nossos jogadores procuram aqui e acolá por em prática algumas das movimentações ofensivas trabalhadas ao longo da época.
É nos últimos 6m finais da primeira parte que as emoções vão ao rubro. A nossa equipa num lance típico e bonito de contra-ataque coloca-se em vantagem por 1-0, João Alexandre foi o autor desse primeiro golo. A equipa açoriana parecia impotente perante a concentração e organização defensiva da nossa equipa mas a qualidade individual dos jogadores açorianos veio ao de cima e o brasileiro Anderson iguala a partida passado 1m do golo da nossa equipa. A resposta ao golo do Operário não tardou e também 1m após o golo do Operário, Diogo Rosado através de mais um bom lance de contra-ataque coloca o Baronia em vantagem por 2-1.
A equipa açoriana após esgotar as suas movimentações ofensivas coloca em prática a utilização do guarda-redes avançado e é após um erro dos açorianos e sem o seu guarda-redes na baliza que o nosso guarda-redes Bruno Maldonado coloca a bola de forma perfeita na baliza adversária aumentando o resultado para 3-1, resultado aliás que chegou ao intervalo sem alteração.
Nas cabines Miguel Carvalho dizia aos seus jogadores que só aquela atitude e concentração é que poderiam resultar para bater a forte formação açoriana.
O Operário para esta segunda parte colocou em campo o seu novo reforço para a baliza o brasileiro Rafael Parada proveniente da equipa do CA Mogadouro da 1ª divisão nacional, e que se mostrou importantíssimo para a estratégia pretendida para esta segunda parte.
Colocando o seu guarda-redes a jogar dentro do nosso meio campo obrigou a nossa equipa a jogar em inferioridade numérica toda a segunda parte desgastando e muito a nossa equipa e forçando os nossos jogadores ao erro.
O que é certo é que os açorianos acabam por chegar ao empate ainda dentro dos primeiros 10m da segunda parte com golos de Washington Oliveira e Minhoca. Mas a nossa equipa não se foi abaixo e foi em buscar da resposta ao golo de Minhoca que deu o empate. E conseguiu. Nuno Rosário na conclusão de um lance de bola parada bate o guarda-redes adversário com um forte e colocado remate.
À imagem do primeiro tempo os últimos 5m da segunda parte foram de emoções fortes. Passados cerca de 15m da segunda parte Rafael Parada com um forte remate e beneficiando de uma infelicidade do nosso guarda-redes que fez mais uma exibição brilhante nesta partida empata o encontro. Só que o Operário nunca desistiu de jogar com o guarda-redes bem avançado na quadra de jogo e o Baronia volta a beneficiar disso mesmo. Jorge Santos fica com a bola em seu poder e atira a mesma para a baliza deserta dos açorianos fazendo assim o 5-4.
Com cerca de 4m ainda para o final o Operário deu tudo por tudo para chegar ao pelo menos ao empate, mas a nossa equipa parecia mais determinada do que nunca em garantir mais três pontos. Mas mais uma vez a qualidade individual dos jogadores açorianos veio ao de cima e Anderson volta a colocar o jogo numa igualdade agora a 5 bolas com dois minutos para o final da partida.
Até ao fim do jogo a nossa equipa dispôs ainda de 3 boas ocasiões para marcar contra 1 da equipa açoriana.
Em resumo a equipa do Operário dominou a partida mas mostrou-se, pelo menos neste jogo, impotente para desmontar a boa organização defensiva do Baronia que por outro lado se mostrou quase perfeita a defender e mortífera no contra-ataque.
Fique com a ficha de jogo.


(clique na imagem para ampliar)

4 comentários:

Anónimo disse...

parabens pelos 2 resultados muito positivos . espero q esta equipa consiga manter na 3 divisao .. pk tem bons jogadores i pelo seu povo .

Anónimo disse...

Tenho saudades do especial one... lololol

Ao menos sempre animava isto um cadito. Agora ninguem comenta nada nem ninguem diz nada. Até o socio atento e o socio de quotas em dia desapareceram...

socio com cotas em dia disse...

Para quem está interassado eu tenho estado por aqui, nunca falto uma semana ao blog, e raro é o dia que não passo por cá. E estou atento as más linguas. As ultimas falavam de uns quantos jogadores para a equipa que nunca aparecram, mesmo depois de eu ter deixado o dezafio de iremao treino.

A equipa teve momentos menos bons é verdade, mas esses optei por falar directamente com o treinador Miguel Carvalho, pois ele nuca fechou a port ao dialogo com quem quer que seja.
O fim de semana passado foi um bom fim de semana, o Xande voltou a encontrar-se com as exibições, o jorge voltou a marcar golos. o diogo nota-se a subida de forma, o maldonado fez voltou a fazer defesas como nos habituou, muita entreajuda, e sabedoria na hora de avaliar o adversrio, e jogar com as armas que temos, é claro que o operario tem uma equipa muito boa, mas nos com as nossas armas mesmo não tendo o dominio do jogo, defendemos de modo a eles não repetiem o rezultado da 1ª jornada.

Esperemos que a 2ª volta seja melhor.

Ainda temos algumas limitações no plantel, mas só vou contar com os que realmente treinam, jogam e representam a equipa.

quando achar que devo intervir assim o farei.
e para os treinadores de bancada que confundem futebol de 11 com o futsal, ate ao fim de janeiro vai ser o europeu de futsal, e tambem a assuciaçao de futebol de beja vai fazer um curso de nivel 1 para futsal, inscrevam-se e aprendam qualquer coisinha.

Sócio com cotas em dia disse...

Venho aproveitar para dizer que ja estamos em 2010, novo ano em aberto. O clube tem todo o prazer em vos ter como socios, coloquem propostas para socio, paguem cotas, se possivel vao as assembleias gerais, e ajudem o club, o nosso Grupo Desportivo e Cultural Baronia.