segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Futsal - Crónica do CS Marítimo vs GDC Baronia

O GDC Baronia deslocou-se este fim-de-semana à Ilha da Madeira para realizar dois jogos acabando só por realizar um frente ao CS Marítimo no sábado cujo resultado final foi de 2-0 a favor dos verde-rubros.
Este jogo frente ao CS Marítimo era mais uma final para a nossa equipa pois a derrota iria aumentar a vantagem para a primeira equipa acima da linha de despromoção que era precisamente o CS Marítimo. Ambas as equipas entraram na quadra com posturas idênticas talvez acusando o grau de importância deste desafio, sendo que os minutos iniciais foram algo lentos de estudo mútuo sem grandes riscos de ambos os lados.
Com o passar dos minutos os jogadores começam a soltar-se desse nervosismo inicial e começou-se de ambos os lados a jogar mais rápidos e a procurar desequilíbrios na defensiva adversária.
O CS Marítimo adianta-se no marcador ao passar do minuto catorze por intermédio de Daniel.
A perder por 1-0 a nossa equipa pouco arriscou, preocupada mais em não errar para não dilatar o marcador procurando por sua vez um erro na defensiva adversária para tentar marcar.
Certo é que nesta primeira parte não houve muitas ou quase nenhumas oportunidades de golo claras quer numa quer noutra baliza, com o jogo muito disputado na zona central do terreno com a equipa do CS Marítimo a conseguir em maiores períodos do jogo empurrar as nossas linhas defensivas bem para junto da nossa área ao invés a nossa equipa só em contra-ataque é que conseguia criar perigo junto da baliza do CS Marítimo.
Chegado o intervalo com o resultado num escasso 1-0 a favor da equipa da casa, o treinador Miguel Carvalho nas cabines pedia essencialmente para se manter o rigor e concentração defensiva da primeira parte, mas para os seus jogadores procurarem com maior insistência os desequilíbrios ofensivos.
Esta segunda parte foi muito idêntica à primeira. Os jogadores pouco arriscaram aquando da posse da bola, fazendo só as coisas pela certa sem grande grau de dificuldade que originasse o erro. Em termos defensivos recuavam as linhas para trás da linha do meio campo pressionando pouco o portador da bola.
A nossa equipa nesta segunda parte foi mais perigosa do que o adversário e não fosse a tarde inspirada do seu guarda-redes que em duas ocasiões fez outras tantas defesas do outro mundo negando dois golos claros à nossa equipa, mas também uma ou outra falha ao nível da finalização iam impedindo o empate.
Miguel Carvalho já perto do final arrisca tudo no 5 para 4. A nossa equipa ainda teve perto de marca mas a 13s do final Renato intercepta um passe mal medido para colocar o final resultado em 2-0.
Em resumo a nossa equipa perdeu 3 pontos importantes na luta pela manutenção num jogo em que a equipa do CS Marítimo não mostrou ser superior à nossa equipa mas que sabe aproveitar melhor os erros alheios.


(Clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

Anónimo disse...

Marítimo vence adversário directo, num bom espectáculo de futsal


Vitória difícil e importantíssima aquela que o Marítimo obteve ontem ao bater o Baronia por 2-0, em Santo António. Num duelo entre equipas que lutam pela fuga à despromoção, os madeirenses somaram três preciosos pontos e deram continuidade ao bom momento de forma que atravessam, algo que tem encontrado reflexo nos resultados recentes.

Numa partida com bons momentos de futsal, bem disputada e equilibrada, a diferença esteve na eficácia, já que o Baronia também beneficiou de algumas ocasiões para marcar, mas no frente-a-frente com Monteiro, levou sempre a melhor o guarda-redes verde-rubro.

O minuto 13 foi de sorte para o Marítimo. Adriano, ainda antes da entrada da área, rematou rasteiro, mas a bola acabou por ficar nos pés de Daniel, que sem marcação não teve dificuldades para apontar o primeiro golo do encontro. Dois minutos depois, Renato também teve boa oportunidade para aumentar a vantagem, ainda antes de Jorge Santos ter rematado com perigo por cima da baliza de Monteiro.

Na segunda parte, tão perto esteve o Marítimo de chegar ao 2-0, como o Baronia de empatar. Aos 28 minutos, cheirou a golo verde-rubro, mas o guarda-redes visitante anulou, por três vezes, as intenções de Alexandre. A três minutos do final, Monteiro desviou o remate de Jorge Santos e a trave fez o resto do trabalho ao evitar mal maior para o Marítimo. Com a formação alentejana a arriscar tudo, Renato aproveitou a baliza deserta e com um remate ainda no seu meio-campo selou o triunfo caseiro, num passo firme rumo à manutenção. Boa arbitragem.

Reacções

Monteiro, capitão do Marítimo: "Tivemos uma boa atitude e muita concentração. Defendemos bem, num jogo de muita paciência já que o adversário dificultou imenso a nossa tarefa. No entanto, até parecia que o Baronia não queria ganhar o jogo, já que, durante grande parte do jogo, estiveram fechados lá atrás. Foram pontos importantíssimos, já que os jogos em nossa casa são fundamentais para atingir o objectivo. O nosso sucesso passo pelo que fizermos no nosso pavilhão".

Miguel Carvalho, treinador do Baronia: "A equipa que melhor soube aproveitar as oportunidades de golo, acabou por marcar. Nesse aspecto, o Marítimo foi mais feliz e ganhou. Criámos algumas oportunidades mas não conseguimos concretizar. No final, demos o tudo por tudo, mas não deu. Foi um jogo sem muitas oportunidades, mas bem disputado. Não podemos baixar os braços e, nesse sentido, vamos continuar a lutar pela manutenção, com todas as nossas forças".

Fonte: FutsalRegional - Madeira