segunda-feira, março 01, 2010

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs Casa do Benfica de Viana do Alentejo

O GDC Baronia recebeu e venceu a Casa do Benfica de Viana do Alentejo por 4-2, em jogo a contar para a 18ª jornada do campeonato nacional da 3ª divisão num dérdi regional que começou sem luz artificial mas que antes de terminar a primeira parte a luz voltou e o encontro pode então realizar-se até ao fim sem qualquer problema.
Com duas equipas de valias muito idênticas no seu global esperava-se desde logo um jogo muito disputado e equilibrado o que veio ao longo do jogo a verificar-se.
A Casa do Benfica de Viana do Alentejo entrou mais determinada nos seus processos ofensivos que o GDC Baronia, que nos primeiros minutos custou a fazer fluir o seu futsal. Ao invés nas acções defensivas o GDC Baronia não se atemorizou com a entrada mais disciplinada dos forasteiros e ia resolvendo sem problemas de maior a investida adversária ora em acções colectivas ora em acções individuais. Defensivamente a equipa da Casa do Benfica de Viana adoptou uma postura mais pressionante com uma forte pressão no portador da bola não deixando os nossos jogadores colocarem em prática da melhor forma o seu futsal.
Com o passar dos minutos a Casa do Benfica foi afrouxando a sua pressão começando então a nossa equipa a surgir com maior perigo junto da sua baliza. Por volta do minuto sete, Diogo Rosado é derrubado na área pelo guarda-redes adversário, Jorge Santos encarregado de apontar a grande penalidade concretizou-a com êxito colocando a sua equipa a vencer por 1-0.
A nossa equipa com o golo obtido, nos instantes após a obtenção do mesmo parecia tranquilizar-se e começou a fazer circular a bola com maior clareza e rigor passando a ter a bola em seu poder, por seu lado a Casa do Benfica em acções individuais ia colocando em sobressalto a nossa defensiva. Beneficiando de um erro não forçado da nossa equipa numa transição ofensiva, Hugo Nunes num lance individual remata forte e colocado empatando a partida a 1-1 passados cerca de 2m minutos do golo da nossa equipa.
Com o empate e com a equipa da Casa do Benfica já com as 5 faltas a nossa equipa tentou pressionar um pouco mais na tentativa de tirar partido deste factor. Por seu lado a equipa de Viana do Alentejo baixou as linhas tentando agora explorar uma das suas maiores armas que é o contra-ataque o que na verdade por uma ou outra vez aconteceu vendo inclusive o poste da nossa baliza negar o golo.
Já com o intervalo à vista a nossa equipa marca. Jorge Santos recupera a bola na zona defensiva da nossa equipa transportando-a até à área contrária onde assiste ao segundo poste João Alexandre para este fazer o 2-1.
Nas cabines com o resultado em 2-1, Miguel Carvalho alertava para a necessidade da equipa se manter e aumentar até os níveis de concentração sobretudo na zona defensiva.
O início da segunda parte foi, à imagem do primeiro tempo, jogado sobre a nossa zona defensiva. A equipa da Casa do Benfica surgiu na quadra muito pressionante à procura do golo da igualdade. A nossa equipa sentia algumas dificuldades para sair desta pressão e só de quando em vez ia conseguindo de contra-ataque soltar-se desta pressão. Não estranhou que a Casa do Benfica conseguisse marcar. Hugo Nunes assiste ao segundo poste Ernesto que liberto de marcação coloca o resultado em 2-2.
O jogo entrou então numa toada mais calma com ambas as equipas a não quererem errar e dar por isso vantagem ao adversário. Com o avançar do tempo o cansaço foi-se apoderando em forma mais evidente da equipa da Casa do Benfica e a nossa equipa foi-se aproveitando desse factor para tomar conta do jogo ora explorando o contra-ataque ora em ataque organizado. Com este desenrolar dos acontecimentos a nossa equipa consegue marcar. Numa jogada de insistência João Alexandre coloca o GDC Baronia a vencer por 3-2. Os jogadores da Casa do Benfica tentaram dar o último fôlego na tentativa de igualar a vantagem mas só em acções individuais é que conseguia chegar perto da nossa baliza e já sem grande perigo. É então que a nossa equipa deu a “estocada” final no adversário numa bonita jogada de futsal elaborada por Diogo Rosado e João Alexandre finalizada por este último fazendo assim o 4-2.
Até final quem teve mais perto de marcar foi sempre a nossa equipa mas o guarda-redes adversário efectuar um punhado de grandes defesas mantendo a vantagem nos dois golos.
Em resumo um jogo equilibrado bem disputado e emotivo ou não se tratasse de um derbi entre duas equipas vizinhas. Acabou por ganhar a nossa equipa beneficiando do factor casa, da maior frescura física e maior capacidade colectiva nos momentos chaves do jogo.
Para a semana a nossa equipa volta a descansar pois o jogo relativo à próxima jornada já foi disputado. A nossa equipa como se recordam venceu no passado fim-de-semana a equipa do 1º de Maio por 3-6, sendo que a respectiva crónica deste jogo será publicada no decorrer desta semana ainda.
Fique com a ficha de jogo.


(Clique na imagem para ampliar)

12 comentários:

Anónimo disse...

Foi um grande jogo, tive a oportunidade de estar la presente e foi um grande jogo de futsal, com os ataques a serem superiores as desefas, mas diga-se de passagem que nao houve mais golos devido a duas grande exibiçoes dos GR, principamente o Bruno que dá muita segurança a equipa do GDCB. Foi a principal nota do jogo a grande exibiçao dos GR's.

Abraço e bom resto de campeonato nada esta perdido

Anónimo disse...

se nao fosse o pires tinham levado poucas tinham,a equipa de viana é muito inferior,tem la o hugo nunes e o pires porque de resto,aquele mister novo a meter aquele guarda redes na 1ºparte,quando nao se aguenta a pressao é assim,tem de se meter la dentro quem é melhor

ganha vergonha na cara... disse...

o comentário anterior só falta tar assinado pelo Pires...lolololol...continua o mesmo...

Anónimo disse...

realmente o pires está melhor do que em epocas anteriores. não tem comprometido, e tem feito exibições muito boas, pelo menos contra o baronia, já em viana tirou bolas muito dificeis, parabens ao atleta.
O Hugo Nunes é sem duvida um jogador com um controle de bola assima da media, e do um para um, é um jogador muito forte.
Mas não é tudo. O viana entra sempre com grande força, mas so aguenta meia parte, depois faltam pernas, e quando o resultado se torna desfavoravel, não é capaz de dar a volta ao resultado.

O Baronia sabe isso muito bem. São duas equipas que se conhecem muito bem. Sabem bem os pontos fortes de cada equipa.

O baronia tem mais colectivo, mais correcta tacticamente. E como o viana não foi capaz de ter vantajem para jogar da forma que é mortifero, defesa fechada atras da linha da bola, e contra-ataques rapidos, foram obrigados, pela vantagem do baronia, a ter que correr atrás do prejuizo.


Joáo alexandre 3 golos, novamente em forma. O puchao de ourelhas fez-lhe bem. Mas acho que ainda és capás de mais, é um jogador acima da média. Acredito que ainda te podes tornar mais influente na equipa do que o Jorge Santos.
Diogo a subir de rendimento, não marcou mas faz o jogo aumentar de velocidade, assim como o Dario, para mim dois jogadores que se complementam, ambos muito rapidos com e sem bola, o Diogo tecnicamente muito evoluido, o dario muito bom tacticamente.
Nuno Rosario um lider dentro do campo, com uma motivaçao e energia que nao sao proprio da idade (parebens). Jorge segurança, Igor, juventude, Nelson força, Alberto garra, Maldonado imperial, Nuno Miguel até doi levar uma bolada tua só de ver. Salvador pena não treinares com a equipa, mas sei que não és uma carta a descartar, e que tens muita qualidade e coragem.

Só tenho pena das duas equipas estarem quase condenadas á descida. Mas sei que vão lutar até ao fim. E que possam ter uma recompença no final.

Felicidades.

Anónimo disse...

concordo com tudo o que foi dito, mas a questão de :..."E como o viana não foi capaz de ter vantajem para jogar da forma que é mortifero, defesa fechada atras da linha da bola, e contra-ataques rapidos"... acho que não é bem assim, foi mais, como não deixaram o Viana ter a vantagem, por amor de Deus aquele penalty é uma palhaçada de todo o tamanho...
Parabéns ás duas equipas que estão no bom caminho ou pelo menos no caminho correcto...

Anónimo disse...

Quem ganha o jogo, é o treinador da Baronia,porque soube fazer a leitura de jogo,viu que o viana quebrou nos ultimos 5 minutos de jogo de cada parte e nessa altura meteu a jogar o seu melhor cinco.
enquanto que do lado de viana jogaram quase sempre os mesmo 5 jogadores.

Anónimo disse...

Aquele penalti é uma palhaçada??????
LOL és um cómico ou então eras o palhaço.
Sinceramente à com cada um!!!!!!

secalhar... disse...

só se esqueçem que o Gonçalo e o David que na 1ª volta estavam em campo desta vez não jogaram e a equipa da casa estava na máxima força...secalhar faltavam opções crediveis no banco do Viana!!!

tens espelhos em casa ?... disse...

pois, olha que secalhar ao me chamares palhaço tambem tens que o fazer a jogadores da Baronia que mais tarde admitiram que não é penalty, mas até te dou o beneficio da duvida, porque com a falta de luz e o escuro que tava até se compreende... :(

Anónimo disse...

Então diz lá quem foram os jogadores que admitiram que que não foi penalti? Se o Diogo te disse que não foi penalti retiro o que disse já que ele é o único que pode dizer se foi ou não!!!!

Anónimo disse...

Todas as equipas se veem privadas de jogadores ao longo da época.
e uma equipa é um conjunto de jogadores, não pode depender de um ou dois atletas ifluentes, pois basta uma adversidade, um castigo, uma lesão, doença, factores pessoais, familiares ou proficcionais para um jogador nao poder entrar em campo.

As equipas teem que lutar com as armas que teem no momento.

Os se's não garantem pontos, apenas os resultados.

se fulano ou beltrano joga-se, se não fosse este ou akele golo falhado. No fim do jogo o que cont é o resultado, e quem marcar mais golos ganha.

est é realidade do desporto.
nem sempre a equipa que joga mais bonito e/ou melhor é quem vence a partida.
VENCE SEMPRE A EQUIPA MAIS INTELIGENTE EM CAMPO, POIS SABE OPTIMIAR OS SEUS RECURSOS.

Anónimo disse...

Então tens espelhos em casa?
Tou à espera da resposta?????