segunda-feira, maio 24, 2010

Futsal - Crónica do União Praiense vs GDC Baronia

O GDC Baronia fechou a sua participação no campeonato nacional de futsal da 3ª divisão com o pé direito. Na deslocação ao reduto do União Praiense venceu por 0-4.
Num jogo que em termos classificativos nada resolvia, pois ambas as equipas estavam já relegadas para os distritais, a nossa equipa procurava neste jogo bater o seu melhor registo no que à pontuação diz respeito, face à última passagem neste campeonato. Este objectivo foi conseguido pois com esta vitória a nossa equipa somou mais três pontos aos na sua contagem totalizando 24 pontos mais três do que o anterior registo.
Quanto aos acontecimentos relativos ao jogo o GDC Baronia encontrou pela frente uma equipa muito aguerrida que nos primeiros 10 minutos de jogo foi melhor que nós, criando várias jogadas de perigo e assentando a sua estratégia numa forte pressão logo à saída da nossa área. Por seu lado os nossos jogadores apesar de avisados para esse ritmo que seria imposto, tardaram em reagir à melhor performance do adversário.
Com o passar dos minutos o desgaste na equipa do Praiense começa a fazer-se sentir baixando ai um pouco o ritmo elevado que colocavam na quadra, passando então a nossa equipa ao poucos a colocar em prática o seu futsal criando também algumas jogadas de perigo.
O primeiro golo no jogo surge já perto do intervalo por intermédio de João Alexandre aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes açoriano colocando assim a nossa equipa a vencer por 0-1.
Até a o intervalo o resultado não se alterou com ambas as equipas a disporem ainda de mais um ou dois lances em que poderiam ter feito o golo.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho corrigia alguns aspectos posicionais em termos defensivos da nossa equipa e pedia aos atletas que se superassem pois faltavam somente 20 minutos para terminar uma longa caminhada.
O inicio da segunda parte não poderia ter começado da melhor forma para a nossa equipa. Após uma boa circulação da bola João Alexandre assiste Diogo Rosado na ala que com um forte e colocado remate bate o guardião contrário fazendo assim o 0-2. O GDC Baronia começa então a baixar as linhas para em transições rápidas chegar com perigo à baliza do União Praiense. Por sua vez o União Praiense pressionava a nossa equipa bem alto na quadra de jogo, e aquando da recuperação da bola procurava com o seu pivot resolver o jogo. Só que a tarde inspiradíssima e de grande nível do nosso guardião Vítor Dias, que com um punhado de grandes defesas não deixava que a equipa do União Praiense, quando ultrapassava a última linha defensiva da nossa equipa, marcasse golo.
Com o passar dos minutos o cansaço e a concentração dos jogadores começa a fazer-se notar e é nesse período que a nossa equipa volta a criar oportunidades de golo. Nos últimos 8 minutos de jogo o GDC Baronia resolve a partida. O terceiro golo surge na sequência de uma reposição lateral Jorge Santos assiste João Alexandre que só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza do União Praiense. Os espaços agora começam a ser mais evidentes os jogadores do União Praiense já não recuperavam no terreno de jogo e os jogadores do GDC Baronia subiam em bloco. O quarto e último golo é apontado por Jorge Santos. Após tabela com Nuno Rosário, Jorge Santos na cara do guarda-redes não teve dificuldades em fazer o golo.
O jogo terminou e o GDC Baronia atinge o seu objectivo proposto para este jogo.
Em resumo o GDC Baronia provou ser mais forte que o seu adversário com um futsal mais trabalhado com uma cultura táctica superior. O União Praiense mostrou ser uma equipa muito combativa mas com poucas variações de jogo ao longo do mesmo.
O GDC Baronia foi então relegado para o distrital onde para o ano seguramente estará de novo a lutar pela subida ao nacional.
A todos os que nos acompanharam ao longo da época especialmente nos jogos em casa o nosso muito obrigado.


(Clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: