segunda-feira, dezembro 20, 2010

Futsal - Crónica do Jogo SA Almodovarense vs GDC Baronia

SA Almodovarense e GDC Baronia disputaram na passada sexta-feira a 2ª jornada do campeonato distrital de futsal que terminou com a vitória do GDC Baronia por 5-3.
Um jogo que se previa muito equilibrado face aos resultados e ás prestações de ambas as equipas na taça de distrito, o mesmo não defraudou as expectativas sendo que a incerteza quanto ao vencedor do jogo se manteve até bem perto do final do encontro.
Sem nada o justificar, pois estavam decorridos somente 14s de jogo o GDC Baronia coloca-se em vantagem na sequência de uma reposição lateral de bola que originou um auto-golo de Hélder Braz. A resposta não tardou (30s depois) o SA Almodovarense empata por José Manuel após uma boa iniciativa individual reponha a igualdade no marcador.
O jogo, com o surgimento dos golos muito cedo, partiu-se e o estudo inicial que normalmente acontece não se verificou sendo que nos minutos logo a seguir assistiu-se a um futsal menos trabalhado e organizado por parte de ambas as equipas.
Com o decorrer dos minutos o GDC Baronia toma para si maior tempo de posse de bola tentando através de boas combinações desorganizar a boa postura defensiva da SA Almodovarense. Por sua vez os homens de Almodôvar exploravam muito bem os espaços deixados pela equipa do GDC Baronia na sua defensiva para lançar perigosos contra-ataques. A maior agressividade defensiva da equipa da SA Almodovarense veio a ser decisiva na marcha do marcador, pois cedo fizeram as 5 faltas permitidas antes dos livres directos o que os condicionou a partir daí. Duas dessas faltas surgiram de duas infracções do seu guarda-redes cometendo um penalti e um livre directo dos 10m, sendo ainda expulso da partida faltando ainda cerca de 9 minutos para jogar na primeira parte. O penalti acabou por seu desperdiçado por Jorge Santos enquanto que o livre directo foi convertido por Nuno Miguel colocando o GDC Baronia em vantagem por 2-1.
Nuno Miguel que no minuto a seguir na transformação de mais um livre directo aumenta a vantagem para 3-1.
A ganhar por 3-1 a equipa do GDC Baronia baixou um pouco os índices de concentração e quem aproveitou e muito bem foi a equipa da SA Almodovarense que aproveitou um desses erros para reduzir para 3-2 por Norberto.
A partir daqui e até ao intervalo assistiu-se ao duelo entre o ataque dos homens do GDC Baronia e a defesa da SA Almodovarense, pois o GDC Baronia lançou-se ao ataque com um futsal muito rápido e elaborado mas a defensiva e o guarda-redes adversário não deixaram que se avoluma-se a diferença no marcador.
Para a segunda parte esperava-se muita emoção pois o marcador estava equilibrado, apesar da vantagem do GDC Baronia, e foi realmente o que se veio a verificar.
Desta feita o GDC Baronia entrou de uma forma mais expectante em vez de pressionar alto como o tinha feito na primeira parte, optando então por baixar as linhas não se expondo tanto ao rápido contra-ataque adversário. Mas a equipa do SA Almodovarense mostrou-se também segura com a posse de bola apesar de sentir maiores dificuldades em chegar perto da baliza adversária com a bola controlada, usava então uma arma muito forte ao seu dispor que eram os remates de longa distância que por mais de uma vez incomodaram o guarda-redes Luís Lebre que com um punhado de boas defesas negava assim o golo aos homens da casa. Numa altura em que não se previa nenhum golo quer de um lado quer de outro pois estávamos a entrar na fase final do desafio eis que surge o golo da igualdade para a SA Almodovarense. Aproveitando uma ligeira desorganização defensiva do GDC Baronia Norberto colocava o resultado numa igualdade a três.
Ainda com sete minutos para jogar ambas as equipas retraíram-se um pouco e assistiu-se a uma fase de pouco risco de ambas as equipas apostadas agora mais em aproveitar um deslize do adversário para se colocar em vantagem.
E assim aconteceu. A maior experiência nestas andanças da equipa do GDC Baronia notou-se na parte final. Jorge Santos aproveita dois erros quase seguidos da equipa da SA Almodovarense para fazer outros tantos golos e assim colocar o resultado final em 5-3.
Em resumo um jogo equilibrado, bem disputado com emoção e incerteza no marcador até ao fim. Um equipa de Almodôvar bem estruturada defensivamente vivendo mais do contra-ataque enquanto que o GDC Baronia apresentou um futsal mais trabalhado e mais pensado. Quanto a nós o resultado acaba por se justificar pois o GDC Baronia neste jogo acabou por ser, em espaços maiores do jogo uma equipa mais forte e que conseguiu criar mais oportunidades de verdadeiro perigo acabando por ser quem melhor lidou com as incidências do jogo.


(clique na imagem para ampliar)

3 comentários:

Xande disse...

Nesta semana natalicia estou de férias e vou fazer um ou dois treinos pelo baronia, portanto amigos, fechem as pernas señ têm umas cuecas novas para o natal.

Anónimo disse...

esta é a voz ... ve la é se nao vais po estaleiro ...lolol... como esta o competitivo campeonato de evora?

Anónimo disse...

Que venhas treinar tudo bem, agora escusas de enviar sms´s ao Mister para seres da minha iquipa nas peladinhas... NT10
lol