terça-feira, janeiro 18, 2011

Futsal - Crónica do Jogo GDC Baronia vs Barrancos Futsal

GDC Baronia e Barrancos Futsal defrontaram-se na passada sexta-feira em Alvito em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato distrital de futsal, onde a vitória sorriu à nossa equipa por 7-3.
Após dois jogos já disputados entre estas duas equipas para a Taça de Distrito esperava-se um jogo mais equilibrado do que os anteriores em virtude desse maior conhecimento entre ambas.
O GDC Baronia entrou em quadra determinado em assumir o jogo, com maior tempo de posse de bola procurava elaborar ataques organizados de modo e desorganizar a boa estrutura defensiva contrária. Por sua vez o Barrancos Futsal, por iniciativa própria ou porque o GDC Baronia assumiu desde logo as rédeas do encontro, fazia do ataque rápido e do contra-ataque a sua maior arma, sendo que de quando em vez tentavam elaborar ataques organizados assentes essencialmente no seu pivot.
Marcou então primeiro o GDC Baronia na transformação de um livre beneficiando de uma má formação da barreira barranquenha. Nélson Tasanis aproveitou essa falha para inaugurar o marcador.
O mesmo jogador passados cerca de 3m do primeiro golo aumenta a vantagem para 2-0 concluindo com êxito um dos muitos ataques organizados pela nossa equipa.
Ainda com muito tempo para jogar nesta primeira parte (cerca de 13m) o Barrancos Futsal começa a subir um pouco mais as linhas defensivas e a equilibrar mais a posse da bola criando inclusive algumas boas situações para marcar. A equipa de Barrancos acaba então por marcar já perto do final da primeira parte por intermédio de Filipe Chamarra que com um forte pontapé de meia distância reduz para 2-1.
Ao intervalo Miguel Carvalho alertou os seus jogadores que era fundamental aumentar os níveis de concentração e de agressividade nos momentos sem bola pedindo então para que a equipa pressionasse mais e mais alto os adversários na quadra.
Voltou a entrar melhor o GDC Baronia com maior tempo de posse bola perante um Barrancos Futsal que esperava pelos erros do GDC Baronia para criar perigo junto da baliza defendida por Luís Lebre.
Um desses erros é aproveitado por Francisco Delgado, que com cerca de 8m já jogados da segunda parte empata a partida a 2-2.
O jogo aqui ganhou outra emotividade. Com o alcançar da igualdade os homens de Barrancos poderiam ganhar outro ímpeto para encarar a maior e natural investida final dos jogadores da nossa equipa.
Só que os nossos jogadores não se deixaram perturbar com este factor novo no encontro e mostraram ai uma mais-valia perante os adversários a este nível que é a sua maior experiência de jogo. E assim foi. Passados 2m após o empate já Jorge Santos colocava de novo o GDC Baronia de novo em vantagem e agora por 3-2.
Pensava-se então que a nossa equipa a partir daqui poderia ela aproveitar algum maior desânimo na equipa de Barrancos mas estes mostraram também uma grande personalidade e raça e foram atrás do prejuízo. Essa busca por parte dos barranquenhos acabou por ser proveitosa pois 3m após o golo do GDC Baronia Costinha igualava a partida a três bolas.
Miguel Carvalho decidiu pedir um minuto de desconto e apelar de novo à concentração e à maior experiência dos seus jogadores. Este factor revelou-se importante pois o GDC Baronia partiu para cima do adversário quer nos momentos com bola quer nos momentos sem bola. Por sua vez o Barrancos Futsal serrava fileiras na sua boa organização defensiva e ia conseguindo anular todas essas investidas. Até que Jorge Santos a passe de Hugo Torres volta a colocar de novo a sua equipa em vantagem desta vez por 4-3.
A partir daqui a história do jogo virou o Barrancos Futsal, fisicamente começou a dar mostras de estar em quebra e atingi o limite das 5 faltas aproveitando o GDC Baronia a sexta falta para a 2m do final do encontro por Nuno Miguel aumentar a vantagem para 5-3.
Se os homens de Barrancos já davam mostras de cansaço com este quinto golo a equipa pareceu baixar os braços e no último minuto de jogo ainda houve tempo para Nuno Miguel marcar por mais duas vezes estabelecendo o resultado final em 7-3.
Em resumo e tal com era previsível este foi o jogo mais equilibrado entre as duas equipas com uma equipa do Barrancos Futsal que enquanto teve “sangue” conseguiu equilibrar a marcha do marcador fazendo mesmo com que os jogadores do GDC Baronia tivessem de puxar da sua maior experiência colectiva na modalidade para os levar de vencido.


(Clique na imagem para ampliar)

5 comentários:

Anónimo disse...

Alguem pode dizer-me quem era o pivot da equipa dos Barranquenhos?Obrigado...

Anónimo disse...

Por acaso tem é o numero 4!!!!!

Anónimo disse...

Centralão...

Anónimo disse...

Puffffff, pouco apareceu no jogo. Marcou um golo, falha do nosso guarda-redes. Com um passe a longa distancia, do que foi o melhor jogador deles.

Anónimo disse...

Grande baile levaram, em Barrancos vai ser igual.... Não perdemos um jogo.........