quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Futsal - Crónica do jogo GDC Alcoforado vs GDC Baronia

GDC Alcoforado e GDC Baronia defrontaram-se no passado sábado em Beja para a 6ª jornada do campeonato distrital de futsal da AF Beja (4º encontro entre ambas as equipas esta época, e fica a pergunta, será assim que se desenvolve a modalidade e se dá competitividade e qualidade aos agentes que envolvem a mesma?), e que terminou com um empate a uma bola.
Em campo estavam duas equipas que não tinham segredos uma para a outra, pois já se tinham defrontado este ano, ainda assim a nossa equipa entrou na quadra a querer resolver cedo pressionando bem alto nos momentos sem bola, e tentando desorganizar a bem estruturada defensiva do GDC Alcoforado com rápidas trocas de bola aquando da posse da mesma.
Quanto ao GDC Alcoforado cerrou fileira frente à sua baliza, assente numa organização táctica defensiva quase irrepreensível e num guarda-redes que fez uma excelente exibição. Toda esta concentração no momento defensivo colocava a nu as dificuldades da equipa do GDC Alcoforado em posse de bola tentado somente em transições muito rápidas, com quatro ou cinco trocas de bolas, chegar à baliza defendida por Bruno Maldonado, que também fez algumas defesas de bom nível.
O primeiro ao golo no jogo chega já perto do final da primeira parte e para a nossa equipa, e quanto a nós justificado, pelo caudal ofensivo que a equipa vinha apresentando desde o inicio do jogo. Após uma reposição rápida da bola em campo por Bruno Maldonado, Dário Pataquinho num bonito gesto técnico faz assim o 0-1 para o GDC Baronia.
Até ao intervalo a equipa do GDC Alcoforado conseguiu por uma ou duas ocasiões criar perigo em que poderia ter mesmo marcado, mas a nossa equipa continuava a controlar e a dominar o jogo e quando os nossos jogadores conseguiam furar a defensiva contrária aparecia como referimos atrás o seu guarda-redes a fazer a sua obrigação e a negar o golo aos nossos jogadores.
Ao intervalo Miguel Carvalho alertou para o perigo deste resultado, pedindo concentração nas transições defensivas e mais acerto na hora da finalização.
O inicio da segunda parte mostrava que a tendência dos primeiros 20m se ia manter. O GDC Alcoforado muito bem organizado defensivamente conhecedor de praticamente todas as jogadas da nossa equipa tentava agora quando tinha a bola em seu poder troca-la entre os seus jogadores, em vez de a fazer chegar rapidamente à baliza da nossa equipa, o que por diversas vezes levou a que cometessem muitos passes falhados nessas transições, que a nossa equipa aproveitava para contra-atacar com perigo.
Quanto à nossa equipa, e apesar de estar a ganhar, com o passar dos minutos os jogadores mostravam-se muito intranquilos e cometendo alguns erros especialmente defensivos, pois tudo tentavam para dilatar a vantagem mas até os postes da baliza não permitiam que isso acontecesse.
Do ponto de vista do GDC Alcoforado, estamos em crer, que o golo obtido aos 34m e 57s por Francisco Vidinha aproveitando um desposicionamento defensivo da nossa equipa e uma boa transição ofensiva da sua, trouxe justiça ao resultado, mas na verdade e não tentando ser faccioso se o golo era justo, a igualdade no marcador não o era pois a nossa equipa e apesar da excelente réplica do GDC Alcoforado já tinha tido inúmeras oportunidades para dilatar a vantagem.
Até final de registar um ou outra oportunidade de golo para cada lado, inclusive uma bola no nosso poste já nos segundos finais.
Resumindo foi um bom jogo de futsal sob o ponto de vista táctico. A equipa do GDC Alcoforado demonstrou boa cultura táctica defensiva enquanto que o GDC Baronia mostrou bonitas movimentações ofensivas. Quanto a nós o resultado penaliza o caudal ofensivo e as inúmeras oportunidades desperdiçadas pela nossa equipa e premeia a boa cultura táctica defensiva do GDC Alcoforado.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: