quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Futsal - Crónica do jogo GDC Baronia vs NS Moura, Taça de Distrito

E houve Taça!! Assim que terminou o jogo entre a nossa equipa o GDC Baronia e o da passada sexta-feira para as meias-finais da taça de distrito, ouvia-se tal expressão pois o NS MouraNS Moura não sendo de todo o favorito à vitória (desculpem alguma falta de humildade mas é esta a nossa convicção) acabou por vencer merecidamente por 5-3, e assim se apurar para a final da mesma competição.
Falando agora especificamente mais do jogo GDC Baronia e NS Moura, apesar de ter feito precisamente nessa sexta-feira uma semana que se tinham encontrado para o campeonato (vitória do GDC Baronia por 5-1), partiam para este jogo com aspirações idênticas à vitória pois esta era outra competição e este jogo a eliminar. Só que, quanto a nós, a equipa do NS Moura entrou em quadra ainda com os acontecimentos do jogo passado bem vivos na memória e mostraram-se muito passivos logo no inicio, com as linhas defensivas bem baixas na quadra de jogo permitindo ao GDC Baronia, embora com menor velocidade e menor exactidão, criar desde muito cedo várias jogadas de perigo e ir construindo a ideia de que o rumo desde jogo seria igual ao do seu antecessor.
Com bola, a equipa do NS Moura em toda a primeira parte, raramente conseguiu ser perigosa mostrando-se algo “nervosa” nessa situação. Em grande parte esse “nervosismo” devia-se também à boa estrutura defensiva do GDC Baronia que sobretudo no primeiro tempo não dava grandes hipóteses ao adversário.
Com estes acontecimentos o GDC Baronia nos primeiros seis minutos de jogo marcou por duas vezes. Ambos os golos obtidos através de duas bonitas jogadas de futsal ofensivo com Jorge Santos e João Tripa a apontarem os golos.
Já com a primeira parte a caminhar para o final (sensivelmente nos últimos 5m) a equipa do NS Moura traz para o jogo uma nova postura. Com um pressing alto a equipa do NS Moura começa a criar mais perigo junto da baliza do GDC Baronia, que em virtude da pouca lucidez da nossa equipa em contrariar essa pressão, que embora fosse efectiva, não era ainda feita de forma muito ordenada o que por outro lado permitia que a nossa equipa elabora-se alguns contra-ataques perigosos. É num desses contra-ataques que Jorge Santos aponta o 3-0 a favor do GDC Baronia.
Sem nada a perder a equipa do NS Moura aproveita estes dois últimos minutos para se instalar de vez na meia quadra defensiva da nossa equipa, aproveitando também uma quebra na concentração e organização dos nossos jogadores e assim consegue reduzir para 3-1. João Sales aproveita um mau passe da nossa equipa para com um forte remate fazer o golo.
Ao intervalo Miguel Carvalho corrigia alguns aspectos de jogo do GDC Baronia mas mais uma vez pedia aos nossos jogadores para se empenharem a fundo e não adormecerem à sombra do resultado.
Se a equipa do NS Moura tinha terminado a primeira parte dando mostras de querer voltar a partida a seu favor, no inicio da segunda parte deixou isso logo bem evidente, pois em vez de se limitar a defender bem atrás subiu as linhas defensivas e aquando da posse da bola procurava através de jogadas individuais criar perigo.
Quanto à nossa equipa a apatia e desconcentração instalou-se. O inicio da segunda parte foi desastrosa, os nossos jogadores raramente conseguiam elaborar uma jogada com pés e cabeça, perdendo quase todos os “duelos” individuais com os jogadores do NS Moura, errando passes atrás de passes. Resultado disso o NS Moura com todo o mérito consegue empatar a partida três golos com golos de Nuno Aljustrel e João Sales.
Miguel Carvalho tenta então mudar alguma coisa visto que ainda faltava muito tempo para jogar, só que os jogadores que iam entrando também não mostraram naquele momento possuir argumentos para contrariar o maior domínio das emoções que o jogo estava apresentando.
Aproveitando tudo isto estava a quase irreconhecível equipa do NS Moura, em que todos os lances lhe saiam com enorme convicção fazendo até final ainda mais dois golos por Samuel e por Celso colocando o resultado final em 5-3.
Em resumo uma enorme lição levou a nossa equipa neste jogo, não que os seus jogadores tivessem desrespeitado o adversário, mas sim porque pensaram que 3-1 e a boa exibição feita na primeira parte chegasse para vencer o jogo, pois o que se provou é que o crer e a vontade numa modalidade como o futsal também pode fazer a diferença.
Parabéns ao NS Moura pela passagem à final obtida com todo o mérito. Enquanto que a nossa equipa falha assim um dos seus objectivos para esta época a conquista da Taça de Distrito.



(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: