quarta-feira, março 16, 2011

Futsal - Crónica do Jogo GDC Baronia vs IP Beja

O GDC Baronia recebeu o IP Beja em jogo a contar para 9ª jornada do campeonato distrital de futsal, na passada sexta-feira em Alvito. A nossa equipa foi derrotada, pela primeira vez no campeonato por 2-5.
A nossa equipa entrou em campo algo displicente errando inúmeros passes, apesar de pressionar alto o adversário, deixava as costas a descoberto permitindo que o IP Beja os explorasse da melhor forma. Por sua vez o IP Beja entrou determinado em parar o maior caudal ofensivo da nossa equipa, mas cedo percebeu que esta noite poderia ser uma noite muito positiva. O primeiro e segundo golo surgem em duas falhas da nossa equipa muito bem aproveitadas pelos jogadores do IP Beja. Primeiro Fábio Camacho e depois Luís Freitas colocavam o IP Beja a ganhar por 2-0 aos 13m da primeira parte.
Este resultado espelhava aquilo que se passava até então. O GDC Baronia raramente conseguiu ligar o seu jogo ou pressionar convenientemente o IP Beja. Foram inúmeras as vezes que as transições ofensivas do GDC Baronia eram anuladas pelos estudantes, que e muito bem aproveitavam para contra-atacar geralmente com muito perigo.
A perder por 2-0 a nossa equipa começou a pressionar mais e melhor, a troca de bola e as transições ofensivas eram mais bem elaboradas mas o guarda-redes adversário efectuou uma boa exibição e ia anulando essas jogadas de perigo.
Ao intervalo Miguel Carvalho procurou essencialmente mexer com animicamente com os seus jogadores. Pediu-lhes maior concentração e empenho.
Por efeito disso ou não o que é certo é que logo na primeira posse de bola da nossa equipa deu logo. Alberto Alho ao segundo poste após passe de Dário Pataquinho fazia o 1-2.
Era então momento da nossa equipa ganhar maior ânimo e aproveitar este golo para se relançar no jogo e relançar a partida. Mas esta noite era a noite dos comandados Luís Pardal. O IP Beja não se deixou influenciar animicamente com esse golo e com a maior pressão do GDC Baronia nesta fase. E mesmo com o segundo golo da nossa equipa apontado também por Alberto Alho aos 8m deste segundo tempo, igualando ai o encontro em 2-2, os atletas do IP Beja se desuniram, sabendo ler e muito bem o jogo e onde podiam provocar o erro da nossa equipa.
Passados 6m do golo da nossa equipa o IP Beja voltou a marcar e a colocar-se em vantagem por intermédio de Cláudio, numa fase onde a nossa equipa procurava quase que desesperadamente o golo.
A partir daqui o IP Beja controlou o tempo que restou a seu belo prazer. Deu a posse de bola à nossa equipa, explorando o contra-ataque e os erros da nossa equipa que apareciam uns atrás dos outros. Até ao final do jogo o IP Beja ainda marcou por mais 2 ocasiões por intermédio de Frederico Ferreira e Cláudio colocando assim o resultado final em 5-2.
Em resumo podemos afirmar que foi um bom jogo de futsal. Duas equipas técnica e tacticamente com bons executantes. Aproveitou melhor as incidências da partida o Instituto Politécnico de Beja, que acabou por ser superior, sem ter a posse de bola em muitas ocasiões, à nossa equipa, que neste jogo apareceu muito desconcentrada e desorganizada.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: