quarta-feira, março 23, 2011

Futsal - Crónica do Jogo NS Moura vs GDC Baronia

GDC Baronia e NS Moura defrontaram-se na passada sexta-feira em Moura para disputarem a última jornada da fase regular do campeonato distrital de futsal, que terminou com um empate a quatro bolas.
Este era o típico jogo a “feijões”. Sem nada alterar em termos classificativos ambas as equipas apresentaram-se em quadra para disputar o jogo pelo jogo.
O GDC Baronia optou por uma entrada mais tranquila na partida, não fazendo o pressing alto como é habitual, a nossa equipa defendeu no seu meio campo explorando depois o contra-ataque. Esta atitude da nossa equipa levava com que o NS Moura tivesse mais posse de bola nos minutos iniciais e desse a entender que estava por cima da partida.
Só que a maior experiência dos nossos atletas tirou partido dessa situação, numa jogada de ataque rápido Jorge Santos descobre Alberto Alho que de calcanhar inaugura o marcador. Ainda numa fase muito embrionária da partida as incidências não se alteraram. O NS Moura com mais bola e dentro do meio-campo defensivo da nossa equipa, enquanto que por sua vez o GDC Baronia ia aproveitando os erros dos adversários para criar perigo.
Já a meio desta primeira parte o NS Moura iguala a partida. Num dos inúmeros lançamentos para o seu pivot, Celso, consegue ganhar o duelo individual com o nosso defensor e faz então 1-1.
A resposta ao golo não tardou e a nossa equipa logo no minuto a seguir ao golo do adversário colocou-se de novo em vantagem. Desta feita Jorge Santos assiste ao segundo poste João Tripa que só teve de empurrar para a baliza e fazer o 2-1.
O jogo tornou-se então mais aberto e com o NS Moura a criar agora mais perigo que o GDC Baronia. Quase sempre em jogadas com o pivot os jogadores do NS Moura procuravam assim marcar e repor a igualdade. Um pouco contra o rumo da partida nesta fase do jogo o GDC Baronia aumenta a vantagem. Numa reposição directa do guarda-redes Luís Lebre, Jorge Santos aproveita a má colocação da defensiva do NS Moura e faz o 3-1.
O NS Moura não se deixou abater. Seguramente com o resultado das meias-finais da taça na memória, em que ganhou à nossa equipa, e som a pressão do resultado deste jogo, os jogadores do NS Moura partiram em busca do golo pressionando bem alto as linhas mais recuadas da nossa equipa e forçando jogadas individuais com a colocação de dois pivot’s. Quem procura sempre alcança e a equipa do NS Moura alcançou o golo. Desta feita Nuno Aljustrel outra vez na posição de pivot ganhou ao nosso defensor e reduziu para 3-2, resultado que foi inalterável para o intervalo.
Ao intervalo o treinador da nossa equipa corrigiu algumas situações com a marcação ao pivot e pediu muita posse de bola e concentração.
Passados três minutos do reatamento da segunda parte o NS Moura iguala a partida por intermédio de Celso. Com o resultado empatado a nossa equipa subiu um pouco as linhas defensivas na tentativa de ganhar a bola perto da área do NS Moura e mais facilmente chegar ao golo. Só que o NS Moura com a colocação do pivot e o jogo a ser feito directamente para ele, foi fazendo com que a nossa equipa fica-se partida com os jogadores dispersos pela quadra. O NS Moura aproveitando esta melhor entrada em campo coloca-se em vantagem por Botelho.
A partir daqui a nossa equipa teve a necessidade de tornar o jogo mais rápido e aproveitar as faltas em zonas perigosas que a equipa do NS Moura ia cometendo. É num desses livres que Nélson Tasanis restabelece a igualdade.
Faltando ainda oito minutos para jogar com a partida igualada as oportunidades de golo foram surgindo numa e noutra baliza sem que nenhuma delas conseguisse marcar até final.
Em resumo um jogo interessante com um resultado justo face às incidências da partida. Duas equipas em clara gestão de recursos e com a cabeça no que resta da época.
A nossa equipa apurou-se assim para os playoff na condição de vencedor da fase regular o que lhe confere alguma vantagem pois disputará sempre a segunda-mão dos jogos em casa. Quanto ao NS Moura ficou-se pelo último posto. Restando-lhe somente a disputa da final da taça de distrito marcada para o próximo dia 2 de Albril às 16h no pavilhão municipal de Cuba.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: