terça-feira, abril 12, 2011

Futsal - Crónica do GDC Baronia vs IP Beja, Playoff

Começaram este sábado os jogos de playoff de apuramento do campeão distrital de futsal da AF Beja. Em Alvito a nossa equipa o GDC Baronia recebeu o 4ª classificado da fase regular, o IP Beja, e venceu este jogo da 1ª mão das meias-finais por 3-0.
Era um jogo muito importante para as duas equipas, pois uma teria de vencer e quem o fizesse levaria uma enorme vantagem para a 2ª mão. O GDC Baronia encarou este jogo como se fosse uma final, não só pelas características do jogo em si, mas também porque o IP Beja foi a única equipa que para o campeonato tinha conseguido vencer-nos, e em nossa casa. Talvez por esse motivo o jogo tenha sido algo táctico sem grande espectacularidade. A equipa do GDC Baronia no seu esquema habitual 3x1 preferiu assumir uma defesa mais compacta com as linhas mais recuadas do que habitualmente utiliza nos momentos sem bola, encurtando assim os espaços ao IP Beja obrigando-os a um futsal mais trabalhado e com maior concentração o que manifestamente não é o forte desta equipa, que executa e torna-se mais perigosa nas transições rápidas e com espaço para jogar. Quanto ao IP Beja por estratégia ou talvez não optou em fazer um pressing alto só que o GDC Baronia conseguia sempre, ou quase sempre, sair a jogar sem grandes problemas.
Como foi referido o jogo inicialmente foi muito táctico com muitos passes falhados e algo lento com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. Com o passar dos minutos a nossa equipa, embora de uma forma não absoluta, começa a controlar e a dominar o jogo e o adversário, começando inclusivamente aqui ou acolá a criar algumas situações de perigo junto da baliza dos estudantes.
Por sua vez o IP Beja procurava também através de alguns movimentos interessantes criar situações em que pudesse finalizar, mas a lentidão com que fazia tais movimentos por vezes matava à nascença essas intenções. Ainda assim por duas ou três ocasiões, ainda nesta primeira parte, conseguiram criar perigo junto da baliza de Bruno Maldonado.
O primeiro golo do jogo surge já do declínio da primeira parte num lance fortuito mas premiando o maior domínio do GDC Baronia nesta fase do encontro, Nuno Miguel com um remate rasteiro bate David Guerreiro.
Até final da primeira parte o jogo manteve-se inalterado.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho corrigiu alguns detalhes com os lances de bola parada e com algumas movimentações ofensivas e defensivas, pedindo por outro lado concentração e garra aos seus jogadores.
A segunda parte foi em tudo praticamente idêntica à primeira, só a única diferença é que para além de haver mais golos, o jogo foi também um pouco mais rápido.
O GDC Baronia entrou para esta segunda parte com uma troca de bola mais rápida tentando aproveitar algum cansaço, que pese embora o efeito que intervalo teve na parte física dos atletas, era evidente nos jogadores do IP Beja.
A nossa equipa passados 5 minutos do reatamento do encontro marcou de novo num grande remate de fora de área de Nuno Miguel.
A ganhar por 2-0 a nossa equipa sentiu-se mais tranquila e confortável na partida. Sentia também que o adversário começava a baquear e mostrar sinais claros de desorganização defensiva, e ofensivamente o individual tentava fazer o que o colectivo não mostrava ser capaz de fazer. Ainda assim o IP Beja conseguiu criar alguns lances de perigo, através de jogadas individuais, pois esta equipa possui bons executantes da modalidade.
Com o cansaço provocado em parte pelo calor anormal para esta época do ano que se fazia sentir no pavilhão, ambas as equipas começam a acumular faltas. A nossa equipa cometeu 4, mas o IP Beja cometeu as 5 permitidas, mais uma, que deu origem a um livre directo de 10m concretizado por Nuno Miguel autor de um hat-trick e de uma excelente exibição individual.
O jogo até final foi sempre controlado pela equipa do GDC Baronia que ainda teve mais algumas ocasiões de golo onde poderia e deveria ter marcado.
Em resumo uma vitória quanto a nós justa da nossa equipa, num jogo pouco atractivo em termos técnicos e de emotividade, mas rico em termos tácticos, ganhando a equipa que apresentou maior arte e engenho para suplantar as dificuldades que o adversário lhe colocou, e que por outro lado se apresentou, quanto a nós, melhor preparada para este desafio.
Amanhã a nossa equipa desloca-se então ao reduto do IP Beja para a 2ª mão das meias-finais do playoff e em caso de vitória apura-se para a final.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: