quarta-feira, abril 20, 2011

Futsal - Crónica do Jogo GDC Baronia vs IP Beja, decisão das Meias-Finais

O GDC Baronia recebeu no passado sábado o IP Beja em jogo de tudo ou nada para as meias-finais do playoff de apuramento do campeão distrital. A nossa equipa puxou dos galões e com uma convincente exibição venceu o IP Beja por 5-2.
Este era um jogo de “mata-mata”, para fraseando o ex-mister da selecção nacional de futebol, Luiz Filipe Scolari, pois ambas as equipas tinham vencido cada uma um jogo. A nossa equipa entrou na quadra determinada a resolver bem cedo o jogo para poder depois gerir o resto do tempo a seu belo prazer, sabendo contudo que do outro lado estava um forte opositor que demonstrou ao longo das partidas que era um adversário muito forte sobretudo defensivamente.
O GDC Baronia desde os primeiros minutos tentou colocar um ritmo alto aquando da posse da bola na tentativa de desgastar ao máximo os jogadores do IP Beja. Mas o que se verificou nos primeiros instantes foi uma equipa do IP Beja determinada e com a tal postura defensiva bem montada.
A primeira equipa a marcar foi o GDC Baronia através de Dário Pataquinho, passados que estavam os primeiros 8m de jogo. A resposta não tardou e após beneficiar de um livre em zona perigosa, Rafael Sampaio desfere um forte remate sem hipóteses de defesa para Bruno Maldonado e assim empatar a partida a uma bola.
A nossa equipa não se desorganizou e foi atrás do golo. Pressionando bem alto as linhas defensivas do IP Beja que começavam nesta fase a denotar algum cansaço, acaba então por beneficiar desse factor e após uma recuperação de bola de João Tripa Jorge Santos coloca de novo o GDC Baronia em vantagem por 2-1. A equipa do IP Beja tremeu e sentiu o golo pois passados poucos segundos sofria mais um golo agora apontado por Alberto Alho.
Sol de pouca dura. A nossa equipa permitiu que o IP Beja marcasse logo na primeira posse de bola após o 3-1 por intermédio de Luís Freitas reduzindo assim o placar para 3-2.
O jogo abrandou aqui um pouco. Com 6 minutos para jogar a nossa equipa baixou o ritmo dando a posse da bola ao adversário tentando assim aproveitar algum espaço dado nas costas para explorar o contra golpe.
Até ao intervalo nota ainda par um golo da nossa equipa. Desta feita foi Nélson Tasanis quem marcou e aumentou o resultado para 4-2.
Ao intervalo Miguel Carvalho pediu muito empenho e concentração relembrando aos seus jogadores que estavam a 20m do objectivo.
A segunda parte foi controlada pela nossa equipa. Cedeu a posse de bola ao IP Beja que por algumas ocasiões esteve muito perto de marcar. A nossa equipa baixou então as linhas e explorou o contra-ataque.
Com o passar dos minutos a nossa equipa foi aproveitando o cansaço dos jogadores do IP Beja e com uma boa posse de bola trocava a mesma pelos seus jogadores de forma quase perfeita. O IP Beja já perto do final coloca em campo o guarda-redes avançado, mas a maior experiência da nossa equipa fez-se sentir neste capítulo. Raramente o IP Beja conseguiu criar uma jogada de perigo no 5 para 4 acabando mesmo por sofrer um golo que matou a partida apontado por Jorge Santos, fixando assim o resultado final em 5-2.
Em resumo venceu, quanto a nós a melhor equipa. A equipa do IP Beja demonstrou um grande potencial com bons executantes e com uma maturidade táctica no capítulo defensivo interessante, mas a nossa equipa nos momentos chaves dos 3 jogos, e apesar de ter perdido o segundo, demonstrou ter outros e naturais argumentos que este IP Beja ainda não possui sendo assim um justo vencedor. A nossa equipa fica agora à espera do resultado do 3º jogo entre o Barrancos Futsal e o SA Almodovarense de onde sairá o nosso adversário na final dos playoff.


(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: