terça-feira, maio 31, 2011

Futsal - Balanço da Época 2010/11

Terminada a época chega neste momento a altura de fazer um balanço da mesma. A secção de futsal para a época 2010/2011 deu um passo importante no seu projecto, nomeadamente no que à formação e fomentação do futsal nas camadas mais jovens diz respeito. Arrancamos a actividade no inicio de Setembro com a nossa equipa sénior este ano a competir no campeonato distrital de futsal da AF Beja e em Outubro iniciamos a actividade com a equipa de iniciados que disputou o campeonato distrital da categoria na AF Évora.
Os objectivos da secção para cada equipa eram claros. Se na equipa sénior o objectivo era vencer as provas em disputa (campeonato distrital e taça de distrito) e subir ao campeonato nacional, na equipa de iniciados os objectivos eram outros, passavam somente pela iniciação e aprendizagem do futsal em miúdos que não tinham ainda tido contacto com a modalidade e através disso começar a enraizar a modalidade no nosso concelho e assim “contagiar” outras equipas e terras do nosso distrito para que em breve possa existir competição para as camadas mais jovens.
O objectivo da equipa de iniciados foi totalmente conseguido. Com um lote de 10 jogadores inscritos todos naturais do nosso concelho, a nossa equipa terminou a época com os 10 que iniciaram e com mais 4 ou 5 miúdos que se treinavam connosco mas que não puderam ser inscritos. Apesar de termos terminado em último lugar no campeonato e de ficarmos pelas meias-finais da taça distrital, a nossa equipa bateu-se da melhor forma com equipas mais rodadas na modalidade e pudemos constatar uma clara evolução tanto ao nível táctico quanto ao nível técnico do plantel, liderado pelo treinador Professor Luís Maurício, que através de uma parceria entre o GDC Baronia e a Cooperativa de Ensino do Concelho de Alvito foi possível conciliar os horários dos treinos do desporto escolar na modalidade de futsal com os do GDC Baronia, podendo assim os nossos atletas participar nas acções do desporto escolar e ao mesmo tempo na competição do clube. Uma parceria que teve sucesso e que será para continuar.
Quanto à equipa sénior foi uma época de altos e baixos mas cujo objectivo principal foi garantido. A época arrancou cedo, sem grandes baixas no plantel a secção voltou a apostar numa mescla de juventude e jogadores mais experientes, mas sempre como base um plantel na sua maioria formado por jogadores do nosso conselho.
Com o campeonato distrital como o grande objectivo o GDC Baronia proponha-se também e de forma natural a vencer a Taça de Distrito, ambas as provas decorreram em novos formatos competitivos, formatos esses que se por um lado aumentaram o número de jogos de cada equipa e consequentemente o número de meses de actividade, por outro, e somente com 6 equipas, fez com que por exemplo o GDC Baronia e o Barrancos Futsal se defrontassem sete vezes ao longo da época o que em bom da verdade tornou na generalidade todos os jogos mais equilibrados mas retirou um pouco de qualidade e interesse na competição dada a repetição de encontros entre as mesmas formações, tendo por outro lado aumentado o cansaço mental de todos os intervenientes nas partidas derivado a essa mesma repetição de jogos entre as equipas.
Na Taça de Distrito o GDC Baronia partia com o objectivo de conquistar esta prova, tendo ficado pelo caminho nas meias-finais perante um surpreendente NS Moura que no nosso pavilhão nos venceu por 5-3, acabando depois por vencer a prova na final frente ao SA Almodovarense. Foi por isso uma decepção para nós esse falhanço que acabou por marcar o resto da época, uma vez que a partir deste desafio a nossa equipa não conseguiu atingir os níveis de confiança que trazia desde o início da época, e as exibições no campeonato e a forma natural como os resultados deveriam aparecer deixaram de ser tão naturais e passaram a ser mais esforçados e menos vistosos.
Quanto ao campeonato a nossa equipa, na fase regular do mesmo foi de sem contestação, pese embora algumas más exibições e resultados menos conseguidos, a melhor equipa. Terminou esta fase no primeiro lugar com 23 pontos resultantes de 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Quanto aos play-off a nossa equipa teve como primeiro adversário a equipa do Instituto Politécnico de Beja que na nossa opinião apresentou-se neste campeonato com uma equipa de grande qualidade a nível técnico e táctico, notando-se claramente que necessitou de ser mais e melhor trabalhada para poder atingir outros patamares. Mas ainda assim obrigou o GDC Baronia a disputar a “negra” na 1ª Eliminatória dos play-off. Na final a nossa equipa encontrou o Barrancos Futsal, equipa sempre difícil em sua casa pela garra e entrega que os seus atletas ai colocam, e que faz com que superem até o seu próprio potencial. O GDC Baronia foi também forçado a jogar a “negra” nesta final tendo ganho com naturalidade o 3º jogo, sagrando-se assim campeão distrital.
Posto isto o balanço é positivo, embora com o grande falhanço da não conquista da taça de distrito, conquistamos o principal que era a subida de divisão e poder para o ano regressar ao campeonato nacional.
Como notas finais gostaríamos de agradecer a todos os sócios e simpatizantes da nossa equipa que ao longo do ano nos acompanharam no nosso pavilhão e nos ajudaram a conquistar mais um feito para o nosso clube. Agradecer também a todas as Instituições Públicas e Empresas Privadas que nos apoiaram quer logisticamente quer financeiramente, ajudando assim o clube a suportar todos os encargos com a actividade desportiva que desenvolve no clube, pois para além do Futsal, modalidade de competição e formação, o clube têm ainda o Cicloturismo e várias modalidades de ginástica que têm também os seus custos, sendo por isso muito importante o apoio destas Instituições e Empresas para a sobrevivência das mesmas e com isso proporcionar à nossa população a pratica desporto e como consequência disso aumentar a sua qualidade de vida.
A secção de Futsal fecha assim a sua época esperando que para o ano os sucessos se possam repetir. A todos os que nos seguem no nosso blog desejamos umas boas e merecidas férias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde.
Gostava de saber se vão colocar a estatistica da época, pois ouvi dizer que este ano existiam prémios da parte da associação para o Melhor Guarda Redes e Melhor Marcador é verdade?´
Temos algum jogador para esses prémios como o Maldonado e Jorge Santos ou o Nuno Miguel?
Obrigado.

Grupo Desportivo Cultural Baronia disse...

Caro Anonimo

Segundo informação a nossa equipa só tem um prémio individual a atribuir ao nosso guarda-redes Luís Lebre como o guarda-redes menos batido no campeonato.

Anónimo disse...

Bom dia.
Como são os critérios para se atribuir esses prémios????
Como é possivel ser o Luís a ganhar se foi o que mais golos sofreu???
Se for pela média de os golos sofridos a dividir pelos jogos o Bruno é quem melhor média tem, e até o Vitor tem melhor de certeza...

Anónimo disse...

Acho que o Nuno Miguel foi o melhor marcador juntamente com um jogador do Almodovarense, sendo o prémio atribuido ao jogador do Almodovarense por ter disputado menos jogos!