quinta-feira, março 21, 2013

Futsal Senior - Crónica do jogo GDC Alcoforado vs GDC Baronia

19ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal da AF Beja

GDC Alcoforado 2-3 GDC Baronia


Foi no passado sábado no pavilhão municipal de Beja que nos deslocamos à capital de distrito para defrontarmos o GDC Alcoforado em jogo do 19º jornada do campeonato distrital de futsal, que vencemos por 3-2.
Após o empate frente à SA Almodovarense em casa a equipa mentalizou-se que todos os jogos até final seriam finais tendo em vista os objectivos que foram traçados para esta época. Dentro das finais a realizar sabemos que em teoria podem existir graus de dificuldade diferentes, e este jogo frente ao GDC Alcoforado era em teoria, tendo depois sido confirmado na prática, um jogo de grau de dificuldade máxima. Sabíamos que este adversário jogaria muito neste jogo, não em termos de objectivos na tabela classificativa no que título diz respeito, mas porque a equipa queria mostrar o seu real valor e mostrar a todos que seria capaz de derrotar e bater-se com equipas teoricamente mais fortes.
Facto que o jogo começou muito mal para nós, os primeiros 5m de jogo foram totalmente controlados e dominados pelo GDC Alcoforado que nessa fase espelhou bem a sua superioridade com 2 golos sem resposta. A nossa postura não foi a mais correcta, entramos demasiado desconcentrados, demasiado adormecidos e confiantes que a vitória iria surgir, e esta postura poderia ter saído bem cara. A verdade é que aos pouco fomos equilibrando as coisas, corrigindo marcações, redefinindo estratégias, e facto é que o GDC Alcoforado passa ainda dentro dos primeiros 10m a sentir mais dificuldades mas e é justo dizer estando por cima do jogo. Num acto irreflectido de um jogador do GDC Alcoforado que tenta atingir um jogador nosso o árbitro dá-lhe ordem de expulsão, ficando o GDC Alcoforado a jogar com menos um. Nós acabamos por beneficiar dessa situação tendo reduzido o jogo para 2-1 num golo de Nuno Miguel. Verdade seja dita que este lance teve o condão de acordar a nossa equipa e com isso criar mais dificuldades a nosso adversário, que até ao intervalo se manteve fiel aos seus princípios de jogo assentes numa boa capacidade táctica defensiva explorando erros nossos para saídas rápidas em contra-ataque e certo é que tal como nós poderiam também ter marcado mais um golo durante a 1ª parte.
A segunda parte foi diferente. Entramos desde logo com outra postura e mentalidade, mais agressivos na pressão, melhor circulação de bola e maior critério na definição das jogadas. Sabíamos que a postura do GDC Alcoforado seria a mesma, exploração dos nossos erros e saídas em ataques rápidos, com uma defesa sólida, unida sem dar grandes espaços para o virtuosismo colectivo e individual dos nossos jogadores. Só que a maior qualidade colectiva e individual dos nossos atletas veio ao de cima e a segunda parte não deixamos que o GDC Alcoforado se aproxima-se com perigo junto da nossa baliza. Com naturalidade dada a ascensão que tinhas neste período sobre o adversário empatamos com golo de Jorge Santos, e colocamo-nos em vantagem com golos de Dário Pataquinho. Até final o GDC Alcoforado ainda tentou o 5 para 4 mas sem sucesso a nossa equipa estava forte com a moral e concentração em alta não permitindo ao GDC Alcoforado que já em recurso e sem grande crer igualasse a partida.
Em resumo um bom jogo de futsal, em que poderia ter-nos saído cara a forma como entramos no jogo. O GDC Alcoforado demonstrou ser uma equipa com qualidade, com bons princípios defensivos, demonstrando ainda pouca maturidade nos processos ofensivos mas que naturalmente com o tempo irá conquistar pois tem bons executantes, boa qualidade nos quadros técnicos e um projecto interessante e de qualidade. Quanto a nós resta-nos continuar focados, e a trabalhar para alcançarmos os obejctivos a que nos propusemos.
 



GDC Baronia: Bruno Maldonado (Gr), Jorge Santos (c), Vítor Carvalheira, André Pão-Mole e Dário Pataquinho; André Cravinho (Gr), Igor Pataquinho, Nuno Miguel, Nuno Rosário, Carlos Bexiga, Nelson Deodato e Luís Tavares.

Marcaram: Nuno Miguel, Jorge Santos e Dário Pataquinho
.

Sem comentários: