O Clube

Com sede em Vila Nova da Baronia, freguesia do concelho de Alvito, bem no coração do Alentejo, nasceu em 1970 o Grupo Desportivo Cultural Baronia.
Há 42 anos a promover o desporto nesta região, foram já varias a modalidades realizadas com destaque para o futebol e karaté, mas também com boa prestação na canoagem, ginástica aeróbica e ginástica de manutenção.
Entre 2002 e 2006 esta Instituição esteve arredada da vida desportiva, uma vez que a sua sede se encontrou em obras de requalificação e também porque se encontrava sem direcção.
Foi então que em Maio de 2006 um grupo de sócios se juntou para dar uma "pedrada" na monotonia que estava adormecendo todas as pessoas que gostam de desporto e que ao mesmo tempo queriam sentir-se úteis e fazer algo de muito positivo não só pela nossa Terra mas também pelo nosso Concelho.
Querendo inovar não só em termos desportivos mas também em termos de gestão desportiva, o objectivo era tornar o clube numa Instituição útil, moderna, gerida com rigor, sem gastos em coisas sem o mínimo de retorno visível.
Foi neste sentido que as actividades que foram propostas criar no nosso Clube foram modalidades com recurso às gentes da Terra, sem grandes gastos, mas com grande possibilidade de êxito. O Futsal em termos competitivos, a ginástica de manutenção e o cicloturismo em termos recreativos são disso exemplo.
Mas não ficamos por aqui, fomos mais longe a agitamos a vida cultural desta Terra. Reactivamos em força algumas iniciativas culturais que estavam sem rumo e sem definição.

Sem comentários: