segunda-feira, outubro 12, 2009

Futsal - Crónica do Operário vs GDC Baronia

O GDC Baronia iniciou este fim-de-semana a sua participação no campeonato nacional de futsal na série d. Para primeiro desafio o GDC Baronia deslocou-se aos Açores para defrontar o candidato à subida de divisão o Clube Operário Desportivo. O resultado final não foi positivo pois a nossa equipa perdeu por 6-1.
O GDC Baronia preparou-se para este desafio sabendo antemão que iria ser um jogo muito complicado, e assim foi. O Operário apresentou-se com uma equipa muito forte, embora nos primeiros 10m do encontro o jogo tivesse sido muito equilibrado tendo inclusive a nossa equipa criado as melhores oportunidades de golo.
Tirando partido da grande qualidade técnica e táctica dos seus jogadores, o treinador do Operário trocou alguns dos atletas do seu cinco inicial e com isto a forma de jogar da sua equipa, o que acabou por resultar pois rapidamente a equipa do Operário começou a criar lances de perigo e em pouco minutos colocou-se em vantagem com golos de Anderson e Minhoca.
A ganhar por 2-0 a equipa açoriana voltou a trocar de jogadores, voltando à sua forma inicial de jogar. Com grande qualidade de passe e circulação da bola a velocidade imprimida era nesta fase ainda maior o que causou momentos de aflição na zona defensiva da nossa equipa.
O GDC Baronia face a esta demonstração de superioridade do adversário, ia a espaços conseguindo respirar e fazer alguma posse de bola.
Com a primeira parte a chegar ao fim a equipa do Operário voltou a marcar por mais duas ocasiões desta feita por Marcelo e Varão.
Nas cabines o treinador Miguel Carvalho apelava ao espírito de luta e sacrifício dos seus atletas alertando para as movimentações contrárias.
O que é certo é que a segunda parte, não tendo sido diferente da primeira em termos do controlo do jogo por parte do Operário, foi mais equilibrado em todo o seu tempo. O GDC Baronia conseguiu equilibrar a partida e explorar melhor as saídas de contra-ataque bem como executar algumas movimentações ofensivas. Por sua vez o Operário baixou um pouco o ritmo da partida em virtude do resultado que trazia da primeira parte mas não deixou de continuar a pressionar a nossa equipa.
Face a estes acontecimentos o GDC Baronia consegue reduzir a partida por intermédio de Jorge Santos, após uma excelente movimentação ofensiva colectiva.
O Operário com alguma sorte à mistura consegue pouco depois do golo do Baronia, aumentar de novo a vantagem, Marcelo após ganhar um ressalto de bola faz o 5-1. Os nossos jogadores começaram então nesta fase, com o passar dos minutos, e face ao resultado que não haveria muito mais a fazer do que terminar o jogo com dignidade e assim foi.
O GDC Baronia pressionou um pouco mais alto e criou ainda algumas oportunidades de golo que o poste e o guarda-redes contrário iam negando. O Operário ainda marcou mais um golo na sequência de um livre, Marcelo fazia assim um hat-trick e colocava o resultado final em 6-1.
Em resumo a equipa do Operário mostrou claramente o porque de ser um sério candidato à subida de divisão com um naipe de jogadores altamente experientes. Quanto à nossa equipa não tendo feito um mau jogo, o que se poderia pensar face ao resultado expressivo, conseguiu em alguns momentos equilibrar a partida, demonstrando que é capaz com adversários de valia inferior a este conseguir resultados mais positivos.
Caso pretenda ver a crónica do jogo feita por parte da equipa do Operário pode ler clicando
aqui.
Fique então com a ficha de jogo:

(clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: