quarta-feira, março 17, 2010

Futsal - Crónica do jogo AA Univ. Algarve vs GDC Baronia

A nossa equipa de futsal deslocou-se este sábado a faro para defrontar a Universidade do Algarve em jogo a contar para a 20ª jornada do campeonato nacional de futsal tendo sofrido uma pesada derrota por 8-2.
Esperando-se na antecâmara do encontro, um jogo relativamente equilibrado entre duas equipa que se conheciam relativamente bem, em que se esperava que o vencedor saísse da vitória dos detalhes desta partida.
Tacticamente ambas as equipas adoptaram o 3:1 como o seu sistema táctico base tentando utilizar o seu pivot como a chave para abrir as defensiva contrária. A equipa algarvia mais forte tacticamente em termos ofensivos, a nossa equipa procurava equilibrar com o seu rigor táctico em termos defensivos, tentando não deixar que a bola chegasse jogável ao pivot e assim a equipa adversária cria-se perigo. Em termos ofensivos a nossa equipa raramente se encontrou e quando as nossas transições saíam geralmente esbarravam sempre no forte guarda-redes adversário, aliás este elemento demonstra bem o porque de a Universidade do Algarve ser sempre das equipas menos batidas dos campeonatos, embora tenha uma equipa bem estruturada defensivamente o seu guardião é sem duvida o elemento chave desta equipa.
O primeiro golo surge na reposição de uma bola lateral, Pedro Moreira através de um fortíssimo remate não deu quaisquer hipóteses a Salvador.
Em desvantagem a nossa equipa sabia que seria mais complicado ainda desmontar a estrutura defensiva adversária e ultrapassar o guarda-redes adversário, mas respondeu ao golo da melhor forma. Após um bom entendimento ofensivo João Alexandre remata cruzado, remate esse que não foi defendido pelo guardião algarvio tendo Jorge Santos aproveitado para igualar a partida a 1-1.
Os primeiros minutos após o golo foram controlados pela nossa equipa, dando a posse da bola à Universidade do Algarve para em lances de antecipação conquistar a bola e lançar rápidos contra-ataques que foram sempre esbarrar em Ricardo Lima. A equipa da Universidade do Algarve coloca-se novamente em vantagem através de um lance com alguma sorte à mistura José Silvestre remata de longe tendo a bola batido em Jorge Santos apanhando Salvador em contra-pé, apesar de se ter lançado ainda à bola não pode fazer nada para evitar o segundo golo algarvio.
Se aproveitar um erro ou obrigar uma equipa com estas características a errar é muito difícil faze-lo duas vezes é muito complicado mas ainda assim a nossa equipa subiu um pouco mais as suas linhas obrigando o adversário a errar mais alguns passes e ai tentar aproveitar para chegar à igualdade. Por seu turno a equipa da Universidade do Algarve sempre no seu esquema táctico em 3:1 ora com o pivot sobre a esquerda (com Pedro Lima em campo) ora pela direita (Diego Jeremias) sempre com uma qualidade de passe muito boa procurava encontrar desequilíbrios na nossa defensiva para chegar ao golo. O que é certo é que colectivamente a equipa algarvia não conseguia criar grande perigo e somente em lances individuais criava perigo. Foi através de um lance desses que Diego Jeremiras fez o 3-1 para a Universidade do Algarve. O 4-1 surge já com o intervalo por perto. Com os nossos jogadores numa fase de maior pendor ofensivo deixando de lado o maior rigor defensivo, aproveitando uma falha de marcação a Universidade do Algarve amplia o marcador.
Nas cabines Miguel Carvalho tentou corrigir alguns aspectos defensivos e procurou galvanizar a sua equipa para que ofensivamente fosse mais perigosa do que tinha sido na primeira parte.
O inicio da segunda parte foi totalmente desastroso. Uma má entrada da nossa equipa em contraponto com uma forte entrada da Universidade do Algarve fez com que o resultado em pouco minutos (3 minutos) passa-se de 4-1 para 7-1. Pedro Moreira foi o autor dos golos aproveitando em todos eles o desnorte evidenciado nesta fase pela nossa equipa.
A partir daqui o jogo ficou partido. Ambas as equipas foram com o passar dos minutos baixando os níveis de concentração tornando o jogo mais rápido por um lado mas menos trabalhado por outro.
Ainda assim a Universidade do Algarve marca de novo. Desta feita foi Pedro Lima o autor do 8-1. A nossa equipa manteve as linhas subidas na tentativa de marcar e reduzir a diferença de golos, só que ia esbarrando quase sempre na estrutura defensiva contrária. Quando não tinha a bola a nossa equipa era obrigada a correr e muito atrás da mesma pois a Universidade ora em lançamentos directos para o seu pivot ora numa boa circulação conseguia passar algum tempo com a bola em seu poder.
O GDC Baronia ainda consegue marcar por mais uma vez Jorge Santos assiste João Alexandre para este fazer o 8-2.
Até final o jogo não se alterou.
Em resumo a Universidade do Algarve foi superior, embora essa superioridade advenha dos erros não forçados que a nossa equipa cometeu e da má entrada na segunda parte. Quanto à nossa equipa resta levantara cabeça e pensar já no próximo desafio frente à Independentes de Sines no próximo sábado que será mais um jogo complicado.
Fique com a ficha do jogo.



(Clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: